Página inicial > Processos Seletivos - Técnicos e Integrado > Informativos > Campus Birigui celebra o Agosto Indígena com o I Encontro Intercultural Indígena.

Publicado: Quinta, 08 de Agosto de 2024, 18h26 | Última atualização em Quinta, 08 de Agosto de 2024, 18h26 | Acessos: 266

Estamos empolgados em anunciar o I Encontro Intercultural Indígena no Campus Birigui/IFSP, que terá como tema "A Educação na(s) cosmopercepção(ões) indígena(s)". Este evento inédito promete uma imersão rica e envolvente nas culturas e saberes dos povos indígenas do Brasil. O encontro ocorrerá no dia 17 de agosto, das 08h30 às 11h30, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Birigui, localizado na Rua Pedro Cavalo, Nº 709, Residencial Portal da Pérola II, Birigui-SP.

Em comemoração ao Agosto Indígena, o evento integra o Projeto de Extensão "Resistir para existir" e será realizado em parceria com a Comissão Etno, contará com diversas atividades, incluindo uma roda de conversa que promoverá a integração entre a comunidade acadêmica e externa, possibilitando diálogos e trocas de conhecimentos interculturais. Além disso, haverá uma mostra e comercialização de artesanato indígena,  valorizando e apoiando a economia e arte da aldeia. Os participantes também poderão participar de atividades tradicionais de pintura corporal indígena.

Estarão presentes indígenas da aldeia Icatu, representando as etnias Kaingangs, Terena, Guarani Nhandeva contando também com a participação de representante da etnia Guarani Mbya. Este encontro é uma oportunidade única de vivenciar e aprender com a rica cultura indígena, essencial para a educação das relações étnico-raciais no Brasil. Destacamos também a importância deste evento na formação de professores que atuam nas escolas públicas, contribuindo para uma educação mais inclusiva e diversa.

Os participantes receberão um certificado de participação, reconhecendo a relevância do evento para o desenvolvimento acadêmico e profissional.

Não perca essa chance! Faça sua inscrição e participe deste evento transformador.

Link de inscrição: suap.ifsp.edu.br/eventos/inscricao_publica/9829/