Página inicial > Processos Seletivos - Técnicos e Integrado > Informativos > I Encontro Intercultural Indígena no IFSP-Campus Birigui celebra a diversidade étnica em comemoração ao Agosto Indígena.

Publicado: Sexta, 23 de Agosto de 2024, 12h29 | Última atualização em Sexta, 23 de Agosto de 2024, 12h29 | Acessos: 142

No dia 17 de agosto, o IFSP - Campus Birigui realizou o I Encontro Intercultural Indígena, um evento que destacou o protagonismo dos povos indígenas, especialmente das lideranças da Aldeia Icatu, de Braúna/SP. A comunidade acadêmica marcou forte presença, contando com a participação ativa de alunos, servidores, docentes e membros da comunidade externa, que se uniram em um ambiente de aprendizado, troca de saberes e celebração da diversidade racial e cultural.

Entre os convidados, estiveram presentes o líder indígena Ranulfo de Camilo Pedro, da etnia Terena, e a anciã e artesã Deolinda Pedro Kaingang, cuja sabedoria e experiência enriqueceram profundamente o evento. A roda de conversa, um dos momentos mais significativos do encontro, contou ainda com as vozes das lideranças juvenis da Aldeia Icatu: Maria Eduarda Lery Elias, Mylena Vilhalva Pedro, Theo Cardozo Pereira da Silva, Eduardo Pedro Elias e Isabelly Tayna Pedro de Araújo. Esses jovens representaram com dignidade e conhecimento ancestral a nova geração indígena, reafirmando a importância da continuidade e valorização de suas culturas.

Realizado por meio de uma parceria entre o Projeto Resistir para Existir e a Comissão ETNO-Birigui, o evento teve como proposta central não falar dos povos indígenas, mas ouvi-los, aprendendo diretamente com suas vivências e saberes. O Encontro também se consolidou como uma plataforma de combate ao racismo, promovendo o respeito e a valorização das culturas originárias e destacando a importância de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Além disso, o evento consolidou os vínculos que unem a Aldeia Icatu ao Campus Birigui - IFSP, fortalecendo ainda mais a parceria e o compromisso mútuo em valorizar e preservar as culturas indígenas.

No dia do evento, o campus também recebeu doações de alimentos e itens de higiene, que serão entregues à Aldeia Icatu como parte de uma ação solidária. A campanha de arrecadação continua até o dia 01/09, e todos são incentivados a contribuir com esse gesto de solidariedade. As doações podem ser entregues no Laboratório Étnico Nilo Peçanha.

Esse encontro só foi possível graças ao trabalho coletivo dos servidores do campus e ao apoio fundamental de diversos setores e parceiros, como a Biblioteca, a Coordenadoria de Extensão (CEX), o Grêmio Estudantil "Revolução Tereza de Benguela", a equipe de coordenação "Manifesto dos Estudantes Secundaristas" e o Auto Posto Mayta.

Além das discussões, o evento celebrou a cultura indígena com a presença de várias artesãs da Aldeia Icatu, que compartilharam suas técnicas e produções artesanais, fortalecendo os laços entre a cultura indígena e a comunidade local.

O I Encontro Intercultural Indígena foi um marco para o IFSP - Campus Birigui, abrindo caminho para futuras ações que valorizem a diversidade e promovam o respeito às culturas originárias do Brasil. Agradecemos a todos os envolvidos e, especialmente, aos povos indígenas que compartilharam generosamente seus conhecimentos e experiências.