Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Câmpus tem proposta aprovada para desenvolver pesquisa sobre indicação geográfica

Publicado: Quarta, 10 de Outubro de 2018, 14h43 | Última atualização em Quarta, 10 de Outubro de 2018, 14h43 | Acessos: 167
imagem sem descrição.

O Câmpus Birigui teve proposta aprovada, em segundo lugar, pelo Edital 663/2018, do Inova IFSP, sobre propriedade intelectual, em indicação geográfica, para o APL Calçadista de Birigui.

De acordo com o Inova IFSP, a Indicação Geográfica (IG) é usada para identificar a origem de produtos ou serviços quando o local tenha se tornado conhecido ou quando determinada característica ou qualidade do produto ou serviço se deve a sua origem.

O Inova IFSP afirma que o Estado de São Paulo possui poucas IG’s registradas no INPI, abrindo oportunidade para o IFSP apoiar o Arranjo Produtivo Local. A concessão da IG pode contribuir com a comunidade e com o IFSP de diversas maneiras:

  1. a) O produto que recebe uma IG passa a ter o reconhecimento de suas características distintivas, que permite aumentar a demanda, contribuindo assim para a renda dos produtores locais;
  2. b) O aumento da demanda contribui para aumento da geração de empregos na região;
  3. c) O IFSP passa a compreender melhor a história e as características dos produtores locais, podendo desta forma preparar melhor os estudantes para o mundo do trabalho;
  4. d) Com base nessa compreensão, o IFSP pode identificar oportunidades para projetos cooperados de pesquisa, inovação ou prestação de serviços, cumprindo os objetivos e características previstas na sua lei de criação.

Na foto, o Prof. Drº Edmar César Gomes da Silva, Diretor Geral Câmpus Birigui; o Senhor Samir Nakad, Presidente do Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui -SINBI; o Senhor Secretário Nelson Giardino, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação- SEDECTI; e a Profª Drª Andréia de Alcântara Cerizza, Coordenadora de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação, e Coordenadora do projeto sobre indicação geográfica.

registrado em:
Fim do conteúdo da página