Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

VI Festival Zayi: Um Encontro de Saberes, Resistências e Identidades Afrodescendentes

Publicado: Sexta, 22 de Novembro de 2024, 08h21 | Última atualização em Sexta, 22 de Novembro de 2024, 08h21 | Acessos: 42

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Birigui convida toda a comunidade para participar do VI Festival Zayi, que será realizado no dia 23 de novembro de 2024, das 8h às 12h, no auditório do campus. Com o tema "Zumbi dos Palmares: Identidade, Saberes e Fazeres Africanos e Afro-brasileiros", o festival celebra os 20 anos da Universidade Zumbi dos Palmares e promove reflexões sobre o legado afrodescendente na construção da identidade cultural brasileira.

O evento, organizado pela Comissão ETNO-Birigui, pela CEX - Coordenadoria de Extensão do Campus, contará com atividades marcantes, começando com o plantio do Baobá, símbolo de resistência e ancestralidade africana, seguido pela recepção das autoridades e uma apresentação musical com instrumentos africanos e afro-brasileiros. Durante a manhã, será exibida a série Afrominuto, que traz reflexões rápidas e impactantes sobre a cultura afro-brasileira. A programação inclui ainda a roda de conversa sobre identidade, saberes e fazeres africanos e afro-brasileiros, que reunirá vozes como o Bàbàolóòrisà Tiago Ty Obaluayê, o professor Edmar César Gomes da Silva, Isabel Cristina Correa Cruz, Izabel Rezende e a professora Joyce Helena, promovendo um espaço de diálogo intercultural. Após a roda, haverá interação com o público, apresentações culturais como o jogo da capoeira e a Feira Preta, destacando o protagonismo de empreendedoras afrodescendentes.

Nesta edição, o festival homenageará Conceição Evaristo, uma das maiores vozes da literatura afro-brasileira, e Milton Santos, reconhecido por suas reflexões sobre a geografia humanista e crítica. O VI Festival Zayi também apoiará os projetos de cunho social do campus, especialmente aqueles desenvolvidos através da Economia Solidária, cujo patrono é o ativista negro Manuel Querino.

O VI Festival Zayi é gratuito, aberto ao público e oferecerá certificado de participação. Para garantir sua vaga e o certificado, basta realizar a inscrição através do link: <https://suap.ifsp.edu.br/eventos/inscricao_publica/11400/>. Venha celebrar, aprender e compartilhar saberes que valorizam a diversidade e a inclusão em nossa sociedade.

registrado em:
Fim do conteúdo da página