Campus Birigui – IFSP receberá mostra artística Boca do Sertão, de Irineu Nje’a Terena
A Comissão ETNO-Birigui tem o prazer de anunciar que no mês de outubro de 2025, o Campus Birigui - IFSP sediará a mostra artística Boca do Sertão, do artista indígena Irineu Nje’a Terena, com curadoria própria. O projeto, aprovado em edital estadual de fomento cultural do PROAC - Programa de Ação Cultural, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativa do Estado de São Paulo, passará por cidades como Araraquara, Bauru, São Paulo e terá uma etapa em Birigui.
A exposição contará com esculturas em cerâmica representando os povos Kaingang, Guarani e Oti-Xavante, além do painel cartográfico Dilúvio de chumbo corpos-dormente, produzido em tinta orgânica sobre algodão cru. Dois monitores exibirão em looping o vídeo performance “Corpos-Dor mente...” em Animação e Rotoscopia e o Mini Doc Boca do Sertão com legenda e libras.
A proposta busca dar visibilidade às histórias silenciadas dos povos originários do Centro-Oeste Paulista, destacando especialmente os conflitos que marcaram a ocupação da região de Bauru, conhecida como “Boca do Sertão”, a extinção dos Oti-Xavante, a perseguição dos Guarani pelos trabalhadores da NOB e a quase dizimação dos Kaingang no século XIX e início do século XX. Por meio de suas obras, Irineu Nje’a Terena convida o público a refletir sobre memória, ancestralidade, resistência e reparação histórica.
A abertura da mostra em Birigui contará com uma roda de conversa com lideranças indígenas e com a participação do pesquisador Dr. Edson Fernandes, referência sobre a história regional. A programação incluirá também a exibição de vídeos em telão e projeções especiais.
A visitação terá duração de 30 dias, estendendo-se até novembro, aberta à comunidade interna e externa.
Mais informações serão divulgadas em breve nos canais oficiais do Campus.
![]() |
![]() |
Redes Sociais