Página inicial > Informativos > Professora do Câmpus participou de projeto coletivo publicado pelo Instituto Paulo Freire

Publicado: Segunda, 09 de Abril de 2018, 10h10 | Última atualização em Segunda, 09 de Abril de 2018, 10h13 | Acessos: 1157

O Instituto Paulo Freire publicou o livro A Escola dos Meus Sonhos, com artigos e projetos de intervenção produzidos no decorrer do curso em EAD, que leva o mesmo nome do livro. O curso foi ministrado por Moacir Gadotti, Presidente de Honra do Instituto Paulo Freire, e os professores Janaina Abreu e Paulo Roberto Padilha.

A Professora e Coordenadora de Pesquisa e Inovação, Drª Andréia de Alcântara Cerizza participou do curso, e desenvolveu, juntamente com sua turma específica, o projeto de intervenção intitulado Escutatória - ação para um novo futuro. Para Andréia, a experiência foi fantástica. "O convívio, mesmo virtual, com professores tais como Guadotti, Janaina e Padilha, foi enriquecedor para minha formação continuada; e o desenvolvimento do projeto coletivo, com profissionais cujas formações e atuações são tão distintas, foi marcante, pois foi norteado pelo extremo respeito entre os participantes, numa troca constante de ideias, e a participação efetiva de todos".

O projeto de intervenção, segundo Andréia, teve como objetivo geral, tornar a escola um espaço de acolhimento, de escuta, de fala, de trocas e de bonitezas, ou seja, "um espaço que intitulamos Escutatória, como nos ensina Paulo Freire, em seu livro Pedagogia da Autonomia":

"Se, na verdade, o sonho que nos anima é democrático e solidário, não é falando aos outros, de cima para baixo, sobretudo, como se fôssemos os portadores da verdade a ser transmitida aos demais, que aprendemos a escutar, mas é escutando que aprendemos a falar com eles. Somente quem escuta paciente e criticamente o outro, fala com ele, mesmo que, em certas condições, precise de falar a ele." (FREIRE, 1996, p. 113).

O link de acesso ao livro é : http://www.paulofreire.org/download/eadfreiriana/E-book_A_Escola_dos_meus_Sonhos.pdf