Página inicial > Informativos > Semana da Indústria!

Semana da Indústria!

Publicado: Segunda, 03 de Setembro de 2018, 15h25 | Última atualização em Segunda, 03 de Setembro de 2018, 15h25 | Acessos: 1087

Entre os dias 13 e 17 de agosto de 2018, aconteceu no Instituto Federal de São Paulo - Campus Birigui, a Semana da Indústria, que contemplou atividades sobre temas relacionados às transformações na indústria atual. O evento tem o objetivo de aproximar os estudantes da realidade das empresas e das novas tecnologias disponíveis e exigências do mercado e contou com grande adesão de estudantes e docentes.

Dando início à semana da Industria, no dia 13 de agosto, o IFSP Birigui prestigiou a palestra “Energia Solar Fotovoltaica (Tecnologia fotovoltaica, sistemas e vantagens econômicas e ambientais)”, ministrada pelo engenheiro Eduardo Cancian, da Asolar Acessórios Solares. O palestrante descreveu os sistemas fotovoltaicos existentes e explanou as vantagens da utilização dessa fonte de energia.

Na terça-feira, dia 14 de agosto, aconteceu a primeira roda de conversa com alunos egressos dos cursos em Técnico em Automação Industrial e Tecnólogo em Mecatrônica Industrial, onde eles puderam expor para os atuais alunos suas experiências com relação ao curso, mercado e visões futuras. Também ocorreram na terça, as oficinas de Corte Plasma, ministradas por Fabricio Faustino, da Birisoldas. Nessa atividade, além de entender o conceito, os alunos puderam utilizar um equipamento de corte plasma e experimentar na prática a utilização dessa ferramenta.

No dia 15, quarta-feira, o público teve a oportunidade de assistir a palestra sobre a Industria 4.0, ministrada pelo engenheiro Robson Luís Barbieri, da Siemens, que explicou como a Quarta Revolução Industrial envolve as tecnologias para automação e de transmissão de dados, abordando conceitos como Realidade Virtual, Internet das Coisas e Computação em Nuvem. O palestrante também ressaltou a importância da multidisciplinaridade na formação do profissional para adentrar ao mercado de trabalho frente a essas mudanças.

No penúltimo dia do evento, a importância da gestão ambiental na indústria eletromecânica foi o assunto da palestra ministrada pelo engenheiro José Luiz Garcia Navarro, da Navarro Consultoria Empresarial, que destacou a importância das empresas adaptarem-se aos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU para manter-se e crescer no mercado mundial.

Fechando a semana da Industria, a palestra “Arduino na Industria – Aplicações reais”, ministrada pelo palestrante Thiago Glissoi, trouxe ao público explicações sobre essa plataforma de prototipagem, destacando sua versatilidade e aplicabilidade no desenvolvimento de novos equipamentos.

A organização do evento agradece aos palestrantes/empresas que se dispuseram a participar e contribuir com a formação dos estudantes e aos estudantes e docentes que prestigiaram o evento.