Página inicial > Informativos > Joana Félix, exemplo de Professora e Pesquisadora, palestrou no Câmpus Birigui

Joana Félix, exemplo de Professora e Pesquisadora, palestrou no Câmpus Birigui

Publicado: Quarta, 05 de Setembro de 2018, 11h06 | Última atualização em Quarta, 05 de Setembro de 2018, 11h12 | Acessos: 1022
imagem sem descrição.

O Câmpus Birigui recebeu Joana Félix, nos dias 30 e 31 de agosto, que proferiu a palestra “O Papel da Educação Científica na Construção do Conhecimento e na Transformação Social”. A Professora Joana atua como Coordenadora do Curso Técnico em Curtimento e Professora dos Cursos Técnicos em Curtimento e Meio Ambiente na ETEC Prof. Carmelino Corrêa Júnior (CENTRO PAULA SOUZA) e tem transformado a vida de seus alunos e reduzido a evasão escolar, por meio de atividades de iniciação científica. Com uma trajetória profissional de excelência, a Professora Joana possui 15 patentes internacionais e 82 prêmios e honrarias dentre as quais se destacam: Personalidade 2017 do Prêmio Faz Diferença, concedido pelo Jornal O Globo; Inspiração 2018, concedido pelo Instituto de Igualdade Racial; Medalha Theodosina Ribeiro 2018, concedida pela Assembleia Legislativa de SP. Na ocasião, Joana contou sobre sua vida e como enfrentou os obstáculos até chegar em Harvard, onde se tornou PhD. Na sequência, demonstrou as pesquisas realizadas, com a participação de alunos entre 14 e 20 anos, que frequentam os cursos técnicos, que ela atua como Professora. O evento foi uma ação da Coordenadoria de Pesquisa, inovação e Pós-Graduação – CPI, com o apoio da Coordenadoria de Extensão, do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas –NEABI, da Equipe de Formação Continuada e da Coordenadora de Tecnologia da Informação – CTI. “A Professora Joana Félix é um exemplo a ser seguido. Consegue desenvolver pesquisa de ponta, com poucos recursos, e principalmente resgatar meninos e meninas , excluídos socialmente”, comenta a Profª Drª Andréia de Alcântara Cerizza, Coordenadora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do Câmpus Birigui.