Página inicial > Informativos > Aluno do IFSP – Câmpus Birigui inventa climatizador ecológico.

Aluno do IFSP – Câmpus Birigui inventa climatizador ecológico.

Publicado: Quinta, 06 de Setembro de 2018, 10h00 | Última atualização em Quinta, 06 de Setembro de 2018, 10h12 | Acessos: 1342
imagem sem descrição.

Vitor Souza, de 23 anos, estudante do Curso de Tecnologia em Mecatrônica no IFSP – Câmpus Birigui desenvolveu climatizador movido a energia solar. O processo de fabricação do climatizador durou seis meses, foi produzido na própria casa do aluno, na cidade de Araçatuba. O climatizador capta energia a partir de duas placas de energia solar instaladas no teto da casa, que será armazenada em duas baterias e consumida pelo aparelho. A intenção do invento é proporcionar um bem-estar como uma temperatura agradável (22ºC), sem ruídos no ambiente. Em comparação com o aparelho de ar condicionado nota-se benefícios como a extinção do gasto de energia elétrica, que em residência é gasta em médio R$100,00/mês e empresas excedem R$300,00/mês, e devido ao processo de evaporação de água, favorece as pessoas com problemas respiratórios. O motor foi desenvolvido pelo próprio Vitor, o projeto, que pode se desdobrar em oito tipos de produtos diferentes, até o momento, custou R$ 5 mil . O objetivo é finalizar o processo de patente, buscando possibilidades de negociações e investimentos para a produção em larga escala, contando como alternativa, a utilização de um aplicativo de celular substituindo o controle remoto e ofertando um produto com preço competitivo. Com o processo de patente já iniciado, e ciente que trata-se de um procedimento demorado, o aluno está resguardado do seu direito sobre a invenção e afirma ter capacidade de desenvolver o produto em larga escala, pois foi elaborado nesse sentido.