Página inicial > Informativos > Membros do Grupo de Economia Solidária do Câmpus participam do II CONPES

Membros do Grupo de Economia Solidária do Câmpus participam do II CONPES

Publicado: Quarta, 03 de Outubro de 2018, 15h23 | Última atualização em Quarta, 03 de Outubro de 2018, 15h24 | Acessos: 1229

A Professora Flavilene da Silva Souza, o aluno Alan Leonildo Santos, e os Professores Freddy Romero Gabriel Giampietro participaram do II CONPES - Congresso de Pesquisadores de Economia Solidária, cujo tema foi Solidariedade em trabalho, relações de gênero e preservação ambiental. O Congresso ocorreu na Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR. Eles participaram com o artigo intitulado Projeto de uma esteira para separação automática dos materiais recicláveis, no Grupo de Trabalho GT 4- Articulação de catadores de resíduos e economia solidária. Em geral, a separação dos materiais recicláveis nas cooperativas de catadores ocorre de forma manual, acarretando risco ao trabalhador, e onerando o tempo produtivo, em virtude da falta de uma tecnologia que propicie ganho de escala. Para amenizar esse fato esteiras são utilizadas. No artigo foi detalhado as etapas do projeto de uma esteira para separação automática dos materiais recicláveis, além do dimensionamento da estrutura mecânica e dos componentes elétricos. O projeto, importantíssimo, é uma das ações do Grupo de Economia Solidária do Câmpus, que possui também um projeto intitulado "Mapeamento de agentes locais e regionais da Economia Solidária e desenvolvimento de ações na Cooperativa de Trabalhadores de Birigui- COOPERTRAB", do Programa de Economia Solidária Paul Singer (Edital n° 338- Programa de Economia Solidária do IFSP 'Paul Singer', da Pró-reitoria de Extensão).