Página inicial > Informativos > Docente ministra palestra na Faculdade de Física da Universidad de La Habana em Cuba

Publicado: Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 10h05 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 10h05 | Acessos: 939

Entre os dias 10 e 22/11/2018 o Prof. Dr. Allan Victor Ribeiro, docente da Licenciatura em Física e coordenador do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores em Nanociência e Nanotecnologia (LIFENano) do IFSP campus Birigui, realizou visita técnica aos laboratórios de ensino e pesquisa da Faculdade de Física da Universidad de La Habana, na cidade de La Habana em Cuba.

As atividades foram coordenadas pelo Prof. Dr. Carlos Rodríguez Castellanos e divididas em dois períodos: 12 a 14/11 - Visita técnica a Faculdade de Física da Universidad de La Habana e interação com os grupos de pesquisa; 19 a 20/11 - Palestra e ações voltadas a formação e divulgação em nanotecnologia na educação básica e ensino superior (IFSP e Red Nanodyf). Foi ministrado a conferencia intitulada "Las nuevas tecnologías en la enseñanza de nanotecnología: acciones y perspectivas del proyecto LIFENano-IFSP" e na oportunidade realizou-se visitas técnicas e atividades acadêmicas na Universidad de La Habana no período de 12 a 20 de novembro de 2018. Neste período também foram realizadas visitas técnicas aos laboratórios de física da Universidad de La Habana, também realizou-se atividades de pesquisa e intercambio de ações e projetos de interesse do IFSP em áreas relacionadas a pesquisa em física do estado sólido e temas relacionados a difusão e formação da nanociência e nanotecnologia em diferentes níveis e modalidades de ensino.

Na oportunidade foram apresentadas a comunidade internacional as atividades realizadas no IFSP campus de Birigui, vinculadas a curso de Licenciatura em Física e voltada as áreas de Ciência dos Materiais, Ensino de Física e Formação Inicial dos Licenciandos na temática referente a divulgação e formação em Nanociência e Nanotecnologia. O Prof. Ribeiro destaca que a participação também visou dar maior visibilidade das ações desenvolvidas no Instituto Federal de São Paulo Câmpus Birigui e no Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores em Nanociência e Nanotecnologia (LIFENano/IFSP) do IFSP/Birigui.

A realização da visita técnica bem como realização da conferência corroborou em: i) promover o IFSP no cenário internacional; ii) estabelecer contatos e parcerias com pesquisadores e instituições de outros países; iii) ressaltar e promover a ações colaborativas de pesquisa entre docentes do IFSP; iv) socializar praticas inovadoras pautadas no tripé ensino, pesquisa e extensão e v) divulgar os resultados no IFSP e para a comunidade externa por meio de veículos de comunicação. Tais ações corroboram para a projeção do IFSP na comunidade internacional, além de fomentar e incentivar, por meio da divulgação, a colaboração entre pesquisadores do IFSP e outras instituições de pesquisa.

Internacionalização do Projeto LIFENano/IFSP

Apresentado a comunidade internacional pelo Prof. Dr. Allan Victor Ribeiro, por meio de, uma palestra realizada no mês de Março/2015 no Colégio Oficial de Físicos da Espanha (COFIS) sediado em Madrid, o projeto LIFENano/IFSP, devido ao seu caráter inovador foi convidado a integrar a Red NanoDyF (www.nanodyf.org). Atualmente a Red NanoDyF conta com grupos colaborativos de 23 países da Iberoamérica e EUA, que desenvolvem propostas de divulgação e formação dentro da temática da nanociência e nanotecnologia. Neste contexto a coordenação do projeto LIFENano atualmente esta a frente, em parceria com a Universidad de Barcelona, pelo grupo de trabalho voltado a Formación en Nanotecnología en Educación Secundaria.

Cabe ressaltar que desde 2014 diversas ações vem sendo realizadas no sentido de divulgar e prospectar as ações do projeto para a comunidade internacional, dentre estas estão: palestras  e apresentações em congressos internacionais, publicações em periódicos e visitas técnicas.