Página inicial > Informativos > História do Movimento Político das Pessoas com Deficiência no Brasil

História do Movimento Político das Pessoas com Deficiência no Brasil

Publicado: Quinta, 04 de Abril de 2019, 13h41 | Última atualização em Quinta, 04 de Abril de 2019, 13h41 | Acessos: 1152
imagem sem descrição.

Os alunos do 5º semestre do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP – Campus Birigui, turma MAT171N, reuniram-se na manhã desse sábado, 23 de março, no auditório da instituição, para análise do documentário “História do Movimento Político das Pessoas com Deficiência no Brasil”. A atividade contou com a orientação da Professora Pós-Doutora Zionice Garbelini Martos Rodrigues, titular da disciplina de Prática de Ensino de Matemática I.

Após a exibição do filme, a professora organizou debate com os alunos para tratar dos desafios enfrentados diariamente por pessoas com deficiência, especialmente no ambiente escolar, e das práticas docentes necessárias à inclusão; compartilharam experiências vivenciadas em sua trajetória escolar e destacaram a importância do olhar individualizado do professor em relação ao aluno, a fim de lhe proporcionar a melhor experiência de aprendizagem possível.

Durante a atividade, o dia 21 de março: Dia Internacional da Síndrome de Down, foi destacado como evento de extrema importância para divulgar informações corretas acerca do tema, reduzindo o preconceito que ainda existe e se encontra tão arraigado em nossa sociedade.

Os participantes ainda deram ênfase aos prejuízos que a omissão e a “inclusão excludente” podem trazer à vida e à aprendizagem do aluno com deficiência e apresentaram propostas para que esse tipo de prática seja extirpado do ambiente escolar.