Página inicial > Informativos > NEABI em AÇÃO: Racismo e identidade étnica é tema do 1º encontro pedagógico de 2019

Publicado: Quinta, 04 de Abril de 2019, 21h31 | Última atualização em Quinta, 04 de Abril de 2019, 21h39 | Acessos: 1147

Em 27 de março de 2019 ocorreu, nas dependências do Instituto Federal - câmpus de Birigui, o Encontro Pedagógico, evento que visa oferecer ao nosso corpo docente condições para discussão, estudo e aplicação de conhecimentos pedagógicos que resultem no fortalecimento e inovação da prática educativa. Para esse primeiro encontro a convidada, Profa. e representante *NEABI/Birigui Elisandra Pereira, ministrou a atividade formativa intitulada Racismo e Identidade Étnica: construções coletivas no ambiente escolar, por meio da qual foram apresentados e discutidos fatos históricos sobre o continente africano nos períodos pré e pós-colonial, a história do povo afro-brasileiro e a política do branqueamento no Brasil, processos esses que desencadearam as concepções racistas que, há séculos, permeiam nossa sociedade. Essa atividade teve como objetivo apresentar as influências do racismo no ambiente escolar, como também, refletir novas práticas educativas que possam colaborar para a construção de uma educação profissional etnicamente inclusiva e que colabore para a construção de uma sociedade etnicamente igualitária.

*NEABI-IFSP – Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro e Indígena do Instituto Federal de São Paulo