Alunos do Curso Técnico em Administração integrado desenvolvem produtos sustentáveis
No dia 16 de abril, alunos do Ensino Técnico Integrado em Administração desenvolveram produtos sustentáveis na disciplina de Empreendedorismo, sob a orientação da Profª Drª Andréia de Alcântara Cerizza, em integração com outras disciplinas. Nesse trabalho os alunos colocaram em prática os conceitos de empreendedorismo aliados à Agenda 2030, também conhecida como Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS ONU.
Essa atividade faz parte de um projeto cujo objetivo é que eles desenvolvam negócios que diminuam o impacto social e ambiental da nossa região. Por meio de doações de materiais que não seriam mais aproveitados pela indústria calçadista e de vestuário, os alunos, formados em grupos escolheram, a partir dos 17 objetivos e 169 metas estabelecidas pela ONU, fazer produtos sustentáveis, tais como bonecas de personalidades famosas na defesa dos direitos da mulher (com reaproveitamento de pedaços de panos e roupas), porta-joias (feito de garrafa PET), porta-trecos (feito de canudo do papel higiênico), bloquinhos de notas (com folhas descartadas e restos de materiais de calçados), chinelos de pano (com restos de panos e espumas do calçado), carteiras (de restos de tecidos e caixinhas de leite), porta-retratos (reaproveitamento das embalagens de papelão) casinhas para passarinhos (feitas de garrafas PET) e objetos de decoração (com garrafas de vidro). Além disso, estão sendo desenvolvidos com a orientação do Profº Drº Marcelo Fabiano André, canudos (feitos a partir das cascas de beterraba e de banana).
As ações fazem parte também do projeto de Economia Solidária do ano de 2019, e tem como parceiros a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado, a Cooperativa de Trabalhadores e o Sindicato das Indústrias de Calçado e Vestuário - SINBI.
"O projeto integra as disciplinas, e integra a comunidade, por meio de 4 instituições representantes (IFSP Câmpus Birigui, Secretaria de Meio Ambiente, SINBI e Cooperativa), fortelecendo o capital social, e o desenvolvimento de ações efetivas para os problemas ambientais, de geração de renda, entre outros." - reforça a Profª Andréia. "Agradecemos a empresa Klin, que por meio do SINBI, representante do setor calçadista infantil, fez a doação dos materiais e acessórios, que foram aproveitados na confecção dos produtos".
Redes Sociais