Página inicial > Informativos > Atividade NAPNE - IFSP Inclusivo

Atividade NAPNE - IFSP Inclusivo

Publicado: Sábado, 11 de Mai de 2019, 15h43 | Última atualização em Sábado, 11 de Mai de 2019, 16h34 | Acessos: 1013

Nos dias 29/04/2019 e 08/05/2019, o NAPNE (Núcleo de apoio às pessoas com necessidades educacionais específicas), do campus Birigui, realizou uma série de atividades com o intuito de promover a conscientização sobre a realidade vivida por pessoas com necessidades específicas e a importância da inclusão e do acolhimento a essas pessoas, tanto no ambiente escolar, como pela sociedade em geral.

O trabalho, realizado em etapas, envolveu todos os alunos do campus e foi muito produtivo, especialmente porque as atividades foram realizadas conforme os perfis dos grupos participantes. Para o grupo do dia 29/04, que englobava os alunos dos cursos tecnólogos, técnicos e do Proeja, o evento aconteceu no auditório, mediado pelos membros NAPNE Anderson Gustavo Lahr, Carlos Roberto Bernardo Pereira, Samara Martha Cavalcante Cuppari da Silva e Bruna Morales, com a presença do psicólogo convidado Fabiano Boghossian Esperança, que proporcionou ao grupo uma grandiosa experiência a partir de seus relatos sobre a situação de deficiência visual total.

Fotos 1 e 2 – Fabiano Boghossian com os alunos dos cursos técnicos, tecnólogos e proeja.

No dia 08/05/2019, foi a vez dos alunos dos cursos Integrado, da Engenharia e das Licenciaturas participarem do evento. No período da manhã aconteceram diferentes oficinas que permitiram aos alunos do Integrado experimentarem um pouquinho das dificuldades vividas, cotidianamente, por pessoas que apresentam necessidades específicas. Este trabalho foi mediado pelos membros NAPNE Heloisa Bressan Gonçalves, Caio Cesar Pinto Santana e Carmen Izaura Molina Correa, com o apoio das professoras Joyce Helena Ferreira dos Santos e Karina de Oliveira e de dez alunos do 3º ano Integrado em Informática.

Fotos 3 e 4 – Atividade com os alunos do Integrado

No período da tarde, o encontro foi com os alunos da Engenharia de Computação, mediado pela Professora Dra. Flávia Beatriz Rodrigues Prisco da Cunha (representante NAPNE do campus Birigui e pesquisadora do ITech), com apoio da professora  Samara Martha Cavalcante Cuppari da Silva (membro NAPNE), e dos Prof. Dr. Adriano de Souza Marques (Coordenador de Extensão e pesquisador do ITech ) e Prof. Dr. Rogério Pinto Alexandre (líder do grupo de pesquisas em tecnologias assistivas – ITech). Com a Engenharia, a proposta foi debater a inserção da tecnologia no cotidiano das pessoas com necessidades específicas. Foram apresentados trabalhos de iniciação científica orientados por pesquisadores do grupo ITech e, na sequência, foi realizado um produtivo debate, que gerou importantes ideias para novas pesquisas.

Fotos 5, 6 e 7 – Atividade com a Engenharia de Computação

Fotos 8, 9, 10, 11, 12 e 13 – Exposição de Iniciações Científicas

Fotos 14, 15 e 16 – Sugestões de pesquisa

Fotos 17 e 18 – Evento NAPNE com a Engenharia de Computação

No período da noite, aconteceu, no auditório, o encontro entre os alunos das Licenciaturas em Matemática e em Física e o Psicólogo Fabiano Boghossian Esperança. A atividade foi mediada pela Professora Dra. Flávia Beatriz Rodrigues Prisco da Cunha (representante NAPNE do campus Birigui), com apoio dos membros NAPNE Tatiane Aparecida da Silva, Bruna Morales, Samara Martha Cavalcante Cuppari da Silva e Roberto Rillo Biscaro e do coordenador de extensão Prof. Dr. Adriano de Souza Marques. Fabiano desenvolveu um relato, abordando o processo de escolarização e de profissionalização da pessoa com deficiência visual. O feedback recebido dos alunos com a fala do palestrante, foi muito positivo. Para o aluno Wanderley Silva Ferreira Jr., do 5º semestre de Licenciatura em Matemática, a interação foi muito boa: “ter um relato sobre as dificuldades que uma pessoa com problemas visuais tem nas aulas de matemática foi de grande importância para mim, pois colabora para que eu possa ser um professor melhor para essas pessoas no futuro”, disse ele. Para a aluna Mariana Santos, também do 5° semestre de Licenciatura em Matemática, a palestra foi uma lição de vida, porque: “enquanto futuros docentes fica a reflexão do que podemos fazer para que a inclusão de alunos portadores de necessidades especiais ocorra de fato”, disse ela. A opinião do aluno Igor Matsumoto, também do 5° semestre de Licenciatura em Matemática, não é diferente: “achei muito importante esta palestra para a nossa formação, pois mostrou a difícil realidade de um deficiente visual, realidade esta que poderemos enfrentar no dia a dia de uma sala de aula. De fato, é um desafio a se pensar e se questionar”.

Fotos 19, 20, 21 e 22 – Evento NAPNE com as Licenciaturas em Matemática e Física