Página inicial > Informativos > IV ENCONTRO NACIONAL DOS PROFESSORES DE ARTE DOS INSTITUTOS FEDERAIS – ENPAIF

IV ENCONTRO NACIONAL DOS PROFESSORES DE ARTE DOS INSTITUTOS FEDERAIS – ENPAIF

Publicado: Sexta, 17 de Mai de 2019, 18h20 | Última atualização em Sexta, 17 de Mai de 2019, 18h20 | Acessos: 876

Entre os dias 08 e 10 de maio, ocorreu na cidade de Curitiba, Paraná, o IV Encontro Nacional dos Professores de Arte dos Institutos Federais – IV ENPAIF, cujo tema geral foi: “Políticas e percursos para o campo das Artes nos Institutos Federais: articulações e desafios”, com o intuito de promover espaços de discussão e diálogo sobre as políticas e os caminhos do ensino de Arte nos Institutos Federais. O professor de Arte de nosso câmpus, Antonio Luceni, além de compor a Comissão Nacional do referido encontro, também apresentou a comunicação oral sob o título: “Corpo E Cultura: Um Recorte Histórico-Visual do Corpo e sua Relação com o Meio Social”. Segundo o professor, o trabalho ponderou sobre “A percepção de nós mesmos passa, portanto, entre outras razões, pela tomada de consciência de que muito do que pensamos sobre “corpo ideal”, “corpo aceitável”, “adequação corporal”, entre outras “verdades consagradas” em nós; e essa “tomada de consciência” ocorre, também, na medida em que investigamos os registros visuais feitos ao longo da história da humanidade sobre esse tema – o corpo humano. Ao todo, foram aproximadamente 200 profissionais, de todos os estados brasileiros, reunidos nos três dias em atividades como mesas redondas, palestras, grupos de trabalho, apresentações culturais, entre outras ações ligadas à arte-educação. Por fim, após plenária, decidiu-se que o V ENPAIF acontecerá no Instituto Federal do Ceará – IFCE, na cidade de Fortaleza. O tema geral ainda será definido entre os membros da Comissão Nacional formada para tal fim.