Página inicial > Informativos > Instituto Federal de Birigui desenvolve projeto “Matemoteca” na Fateb

Instituto Federal de Birigui desenvolve projeto “Matemoteca” na Fateb

Publicado: Segunda, 03 de Junho de 2019, 10h31 | Última atualização em Segunda, 03 de Junho de 2019, 10h31 | Acessos: 1302

Os aprendizados relacionados à Matemática podem ser muito mais eficazes quando aliados às práticas lúdicas. É com este objetivo que o Instituto Federal de Birigui selou parceria com a Fateb (Faculdade de Ciências e Tecnologias de Birigui) para a realização da “Matemoteca”. O projeto vem sendo realizado nas manhãs de sábado, como uma das atividades da “Brinca Fateb na Brinquedoteca”.

A professora Drª Zionice Garbelini Martos Rodrigues, do Instituto Federal Birigui, é a idealizadora da iniciativa. No dia 23 de maio ela esteve na “Jornada Pedagógica 2019” da Fateb e, na ocasião, ministrou aos alunos do 5º termo de Pedagogia a palestra  com o tema “Materiais Curriculares Educativos na Educação Básica”, mostrando diversas ferramentas que podem ser aliadas para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem.

Alunas do curso de Pedagogia da Fateb, que participaram da palestra, avaliaram a metodologia de forma positiva. “É uma maneira concreta de o aluno visualizar na prática as teorias estudadas, de forma lúdica, descontraída e dinâmica. São materiais de baixo custo que podem ser confeccionados em casa”, observou a aluna Débora. A mesma opinião é compartilhada pela aluna Luciana: “Quando a criança trabalha com o concreto a aprendizagem se torna mais fácil e prazerosa”, afirmou.

A aluna Lívia usaria os jogos em sala de aula com o fim de estimular seus alunos a enxergar a matemática no dia a dia: “A matemática está no nosso cotidiano e é essencial na vida humana”, disse.

Sobre a Brinquedoteca

O projeto “Brinca Fateb na Brinquedoteca” é realizado sempre aos sábados, das 9h às 13. Trata-se de um projeto de extensão realizada por alunos do curso de Pedagogia da Fateb, que direcionam atividades lúdicas que visam estimular a aprendizagem das crianças. Dentre as atividades desenvolvidas estão: capoeira lúdica, contação de histórias, pintura de rosto, aprendizagem de Libras (Língua Brasileira de Sinais), jogos diversos e muito mais. A Fateb possui uma sala para a realização das atividades, toda preparada pelos próprios alunos. A participação é gratuita e aberta a todas as famílias da cidade.

1.jpg 2.jpg