Página inicial > Informativos > Prefeitura de Birigui anuncia apoio na busca do registro de Indicação Geográfica (IG)

Publicado: Quarta, 05 de Junho de 2019, 12h52 | Última atualização em Quarta, 05 de Junho de 2019, 12h52 | Acessos: 1470

A Prefeitura de Birigui anunciou nesta sexta-feira, dia 31 de maio, que irá apoiar o Sinbi (Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui) e o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) na busca do registro de Indicação Geográfica (IG) dos calçados Infantis fabricados na cidade, já reconhecida como a Capital Nacional do Calçado Infantil.

Em reunião realizada no Paço Municipal, o prefeito Cristiano Salmeirão e o gestor do Núcleo de Gestão Estratégica da Prefeitura de Birigui, Carlos Farias, receberam o presidente do Sinbi, Samir Nakad, o vice-presidente do Sinbi, Renato Ramires (e demais membros do sindicado) e a Professora Doutora Andréia Alcântara Cerizza, do IFSP Câmpus Birigui.

Andréia é a coordenadora do Projeto Calçados de Birigui, que visa a obtenção de registro de IG. Ela fez uma apresentação do projeto aos representantes da Prefeitura Municipal.

O Sinbi representa o Arranjo Produtivo Local (APL) e conta com respaldo do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Câmpus Birigui, que orienta sobre a construção do documento e regulamento para conseguir a IG.

Segundo explicaram Sinbi e Instituto Federal, a Indicação Geográfica valoriza a procedência do produto e tem potencial para aumentar o seu valor agregado, preservar suas particularidades, estimular os investimentos na localidade, fortalecer o vínculo de confiança com o consumidor, alcançar maior competitividade no mercado nacional e internacional, promover o turismo da região e a interação entre os agentes.

“A IG é usada como sinal distintivo de origem ou procedência de produtos ou serviços. Essa indicação valoriza a história, a cultura, e todo o trabalho desenvolvido pelas pessoas no APL, nos seus 60 anos de existência”, disse a professora, lembrando que algumas indicações famosas são o presunto de Parma, o queijo Roquefort e o vinho do Porto.

“A IG leva o nome da cidade de Birigui, promovendo um maior reconhecimento do APL do calçado, impulsionando o aumento nas vendas e nos empregos gerados pela indústria e em outros setores econômicos em escala local”, disse o presidente do Sinbi, Samir Nakad.

O prefeito Cristiano Salmeirão agradeceu a apresentação e disse que o projeto é muito importante para Birigui. Ele disse que administração irá apoiar a iniciativa.

“A Prefeitura de Birigui irá ajudar nas ações necessárias para a obtenção da IG. Parabéns ao Sinbi e parabéns ao Instituto Federal. Nosso Núcleo de Gestão Estratégica da Prefeitura de Birigui e nossa Secretaria de Desenvolvimento estão de portas abertas para somar”, disse o prefeito municipal.

Fonte: Prefeitura de Birigui. Assessoria de Imprensa. Texto e fotos: Tiago Lotto

Disponível em http://www.birigui.sp.gov.br/birigui/noticias/noticias_detalhes.php?id_noticia=6502.