Página inicial > Informativos > Parceria entre a Física do IFSP Câmpus Birigui e FOB-USP Bauru se consolida científica e culturalmente

Publicado: Quinta, 04 de Julho de 2019, 08h39 | Última atualização em Quinta, 04 de Julho de 2019, 08h43 | Acessos: 983

Entre os dias 26 e 28/06, o Prof. Dr. Allan Victor Ribeiro, docente de Licenciatura em Física recebeu a visita das pesquisadoras Evelyn Giuliana V. Espedilla (Arequipa/Peru) e Mariciel R. C. Cuellar (La Paz/Bolivia) ambas alunas de pós-graduação sob orientação da Profa Dra Flaviana Bombarda do Departamento de Dentística, Endodontia e materiais odontológicos da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (USP). A pesquisa desenvolvida na parceria é na área de Microscopia de Força Atômica (AFM) aplicada à endodontia com efeitos microbianos e as análises de AFM vem sendo realizadas no LIFENano/IFSP. Nesta oportunidade, o professor convidou a docente Joyce Helena Ferreira dos Santos, professora de  espanhol para  promover uma integração com os alunos do Ensino Médio, pois Língua é cultura, é vida, é pesquisa.  Assim, no dia 27 de junho os alunos do 3º ano do Ensino Médio dos Cursos de Técnico em Administração e Informática tiveram uma Roda de Conversa em espanhol com as pesquisadoras na sala 146. Nesta roda, as pesquisadoras falaram de sua pesquisa, da importância de se aprender uma língua estrangeira e dos aspectos linguísticos e culturais, enfim foi uma tarde de intercâmbio e aprendizagem.

fisica2.jpg fisica.jpg