Página inicial > Informativos > FUTURE-SE: A Educação Pública Federal Em Debate - Câmpus Birigui

FUTURE-SE: A Educação Pública Federal Em Debate - Câmpus Birigui

Publicado: Terça, 20 de Agosto de 2019, 15h03 | Última atualização em Terça, 20 de Agosto de 2019, 15h03 | Acessos: 836
imagem sem descrição.

No último dia 14 de agosto, às 14h, no auditório do Instituto Federal de São Paulo – IFSP, câmpus Birigui, foi promovido um debate acerca do programa Future-se do Ministério da Educação – MEC, em consonância com as orientações de nossa Reitoria e por iniciativa e coordenação da Comissão do Conselho Superior do IFSP responsável pela discussão do programa Future-se. Participaram cerca de 100 pessoas, tanto servidores administrativos e docentes quanto representantes do corpo discente. Os docentes do câmpus Birigui compuseram a mesa da seguinte forma: Prof. Dr. Rubens Arantes Corrêa e Prof. Me. Antonio Luceni, como palestrantes/interlocutores; Profª Mª Tânia Bonfim como mediadora das discussões e o Diretor Adjunto Educacional, Prof. Esp. Marcos Roberto Ruybal Bica, representando a direção do câmpus.

O Prof. Dr. Rubens Arantes Corrêa discorreu sobre o panorama das principais reformas educacionais em nível federal, desde a Constituição Federal ao dias atuais. Já o Prof. Me. Antonio Luceni, além de professor do câmpus, representante da Comissão Consup responsável pelas discussões em parte dos câmpus da região Oeste do estado de São Paulo, fixou-se em questões relacionadas ao programa Future-se.

Após as explanações dos docentes, foi aberto espaço para questões e ponderações acerca do que foi exposto, com efetiva participação de grande parte dos presentes.

O balanço feito pelos profissionais e pela gestão do câmpus foi como positivo, uma vez grande parte da comunidade acadêmica não estar inteirada em relação ao projeto, lançado em 17 de julho do corrente ano; período este em que docentes e discentes se encontravam em recesso escolar.

As discussões seguem agora para outros quatro câmpus da região Oeste, com mediação de professores diversos dos câmpus de Votuporanga, Presidente Epitácio, Tupã e Ilha Solteira.

Créditos da imagem: Caio C.P. Santana