Página inicial > Informativos > Alunos da Licenciatura em Física participam do VII Congresso Brasileiro de Educação

Publicado: Quarta, 21 de Agosto de 2019, 17h21 | Última atualização em Quarta, 21 de Agosto de 2019, 17h22 | Acessos: 1651

Foto 1: Alunos da Licenciatura em Física do IFSP – Birigui no 7° Congresso Brasileiro de Educação

Do dia 22 a 25 de julho de 2019, na cidade de Bauru, bolsistas  do programa  Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e alunos do curso de licenciatura em física do IFSP Campus birigui,  participaram do 7° Congresso Brasileiro de Educação. O evento contou com diversas atividades, como minicursos, oficinas, lançamento de livros, mesas redondas e apresentações de trabalhos.

Trabalhos apresentados basearam-se em atividades e intervenções realizadas pelos alunos bolsistas na escola parceira.

No dia 23 os alunos Erick Kenji Doi e Fabiana Esgalha Vieira Honda, apresentaram seus trabalhos no evento. Abaixo a relação de trabalhos apresentados e seus autores:

Título: EDUCAÇÃO INCLUSIVA E O ENSINO DE FÍSICA: RELATOS DOS BOLSISTAS DO PIBID EM CLASSE COMUM

Autores: DOI, Erick Kenji; MOURA, HONDA, SILVA NETO, Pedro Ricardo;  Aguinaldo Capeletti; RIBEIRO, Allan Victor.

Título: O ENSINO DE ASTRONOMIA NO ENSINO MÉDIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS BOLSISTAS DO PIBID

Autores: HONDA, Fabiana Esgalha Vieira; DOI, Erick Kenji; MOURA, Aguinaldo Capeletti; RIBEIRO, Allan Victor; SILVA NETO, Pedro Ricardo.

Foto 2: Registro da apresentação do aluno Erick Kenji Doi

Foto 3: Registro da apresentação da aluna Fabiana Esgalha Vieira Honda

No dia 24 o professor Agnaldo Capeletti Moura, colaborador do projeto PIBID – Birigui apresentou o trabalho intitulado: A NATUREZA DOS ERROS COMETIDOS POR ALUNOS EM UMA AVALIAÇÃO DE FÍSICA NO CONTEXTO DO PROJETO PIBID de autoria de Agnaldo Capeletti Moura, Erick Kenji Doi, Fabiana Esgalha Vieira Honda, Pedro Ricardo da Silva Neto e Allan Victor Ribeiro.

Foto 4: Registro da apresentação do professor Agnaldo Capeletti Moura (Supervisor PIBID)

Sobre o PIBID do curso de Licenciatura em Física do IFSP Câmpus Birigui

Sob a coordenação do Prof. Dr. Allan Victor Ribeiro, o PIBID do curso de Licenciatura em Física do IFSP Câmpus Birigui iniciou suas atividades em 2014 com ações articuladas com as escolas estaduais da cidade de Birigui. Atualmente o programa atua na escola estadual  Lydia Helena Frandsen Stuhr.

O programa oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos presenciais que se dediquem ao estágio nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública. O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública. Com essa iniciativa, o Pibid faz uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais.

A intenção do programa é unir as secretarias estaduais e municipais de educação e as universidades públicas, a favor da melhoria do ensino nas escolas públicas em que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) esteja abaixo da média nacional, de 4,4. Entre as propostas do Pibid está o incentivo à carreira do magistério nas áreas da educação básica com maior carência de professores com formação específica: ciência e matemática de quinta a oitava séries do ensino fundamental e física, química, biologia e matemática para o ensino médio.