Página inicial > Informativos > Câmpus Birigui recebe Pró-Reitor de Extensão

Câmpus Birigui recebe Pró-Reitor de Extensão

Publicado: Segunda, 09 de Setembro de 2019, 11h32 | Última atualização em Segunda, 09 de Setembro de 2019, 11h32 | Acessos: 1183

No dia 05 de setembro, o Pró-Reitor de Extensão do IFSP, Wilson de Andrade Matos, a Diretora Adjunta de Desenvolvimento Comunitário, Elaine Alves Raimundo e Fernanda Sorrentino Atanes, Diretora de Programas e Projetos, estiveram no Câmpus e realizaram uma reunião para acompanhamento das ações dos projetos de extensão do câmpus, em especial ao projeto vinculado ao Programa de Economia Solidária "Paul Singer".

O Diretor Geral Prof. Dr. Edmar César Gomes da Silva, deu as boas-vindas aos presentes, e agradeceu a visita e a valorização dos projetos do Câmpus. Em seguida, o Coordenador de Extensão, Prof. Dr. Adriano de Souza Marques apresentou as ações da coordenação relacionadas a novos acordos de cooperação e metas para inclusão dos discentes em programas de aprendizagem, estágio e formação para o mercado de trabalho.

Os projetos de extensão apresentados foram: “O uso de Realidade Virtual para o ensino de Nanotecnologia em espaços formais e não formais de educação” da aluna Júlia da Silva Moura; “Capoeira no Câmpus” do aluno Glawber Leandro Moya da Silva; “Museu de Ciência e Tecnologia: Um núcleo cultural” da aluna Nathalia Maria Urenha Machado sob orientação da Prof.ª. Dr.ª Flávia Beatriz Rodrigues Prisco da Cunha; Curso de Formação Inicial e continuada (FIC) - “Ensinando programação de jogos a crianças” ministrado pela Prof.ª Ma. Luciana Leal da Silva Barbosa e também o Curso FIC “Formação de professores para o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira” ministrado pela Prof.ª Elisandra Pereira.

A aluna do segundo ano do Curso Técnico em Administração integrado ao ensino médio, Stephany Almeida Rodrigues Reis, orientanda da Prof.ª Dr. ª Andréia de Alcântara Cerizza, falou sobre seu projeto de iniciação científica intitulado “Descrição e análise das indicações geográficas no Brasil e desenvolvimento local”.

A apresentação do projeto Economia Solidária, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS/ONU e a Cooperativa de Trabalhadores de Birigui: mapeamento, formação, assessoria e ações de educação ambiental, vinculado ao Programa “Paul Singer”, e sob a coordenação da Prof.ª Dr.ª Andréia de Alcântara Cerizza, teve a participação dos parceiros, o Sr. Carlos Faria, representando o Prefeito Municipal de Birigui, o Sr. Márcio Soares, Presidente da COOPERTRAB, Sílvia Mestriner, Diretora Executiva do Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui -Sinbi, e Juliano Salomão, Secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado. Os parceiros se apresentaram e falaram sobre a importância do projeto, em seguida, o aluno João Victor Pereira Brambila, bolsista extensionista, apresentou os resultados do seu projeto “Economia Solidária, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS/ONU e a Cooperativa de Trabalhadores de Birigui: mapeamento, formação, assessoria e ações de educação ambiental” e para finalizar, a Prof.ª Andréia concluiu com o planejamento estratégico para 2020.

Em seguida o Diretor geral e o coordenador de extensão conduziram a comitiva da Pró Reitoria de Extensão em uma visita a um dos parceiros de projeto, o Empreendedor Mirim, onde o IFSP colabora com aulas de espanhol, robótica, programação de computadores para crianças, além de 3 estagiários contratados pela instituição.

O Pró-Reitor de Extensão e sua equipe parabenizaram o Câmpus, e os projetos desenvolvidos com a participação da comunidade externa.

WhatsApp-Image-2019-09-06-at-15.20.34-1.jpg WhatsApp-Image-2019-09-06-at-15.20.34.jpg WhatsApp-Image-2019-09-06-at-15.30.54.jpg WhatsApp-Image-2019-09-06-at-15.43.58.jpg