Página inicial > Informativos > IFSP Campus Birigui é contemplado com mais uma conquista em 2019!!!

IFSP Campus Birigui é contemplado com mais uma conquista em 2019!!!

Publicado: Sexta, 20 de Dezembro de 2019, 13h16 | Última atualização em Sexta, 20 de Dezembro de 2019, 13h16 | Acessos: 974

No último dia 5 de dezembro foi publicado no Diário Oficial da União o credenciamento do Câmpus Birigui como membro do CATI - Comitê da Área de Tecnologia da Informação junto ao Ministério de Ciência e Tecnologia, Inovações e Comunicações, previsto na Lei 8.248/1991 - Lei de informática.

Esse credenciamento possibilitará a realização de pesquisas junto às empresas habilitadas conforme a Lei da Informática, captando recursos para a realização de projetos conjuntos, com possibilidade de contribuir tanto para os indicadores do Instituto em termos de publicações e tecnologias transferidas, quanto para o desenvolvimento do arranjo produtivo local.

Tal processo de credenciamento iniciou-se no primeiro semestre de 2018. No entanto, como forma de aferição da capacidade de desenvolvimento de pesquisas envolvendo inovações tecnológicas pelos pesquisadores do Câmpus, dentre outros pré-requisitos, foram consideradas pesquisas realizadas desde 2016 até as que findarão em 2020.

Os principais pesquisadores envolvidos são os professores Cássio Agnaldo Onodera, Flávia Beatriz Rodrigues Prisco da Cunha, Karina Mitiko Toma, Francisco Sérgio dos Santos, Renato Correia de Barros, Ricardo Conde Camillo da Silva, Rogério Pinto Alexandre, Adriano de Souza Marques, Ricardo Fernando Nunes, Eduardo Shigueo Hoji e Luciana Leal da Silva Barbosa.

Para a Coordenadora de Pesquisa e Inovação do Câmpus, Profa Drª Andréia de Alcântara Cerizza, “o credenciamento vem reforçar um dos campos de atuação do IFSP, que é desenvolver pesquisa aplicada, trabalhando diretamente com as demandas da sociedade”.

Para o Diretor Geral, Prof. Dr. Edmar César Gomes da Silva, O instituto federal em sua lei de criação tem descrito em suas características e finalidades o desenvolvimento de programas de extensão e de divulgação científica e tecnológica, promovendo a produção, o desenvolvimento e a transferência de tecnologias sociais. O credenciamento junto ao CATI vem coroar os 10 anos de trabalho da instituição em Birigui, e abrir as portas da instituição para o desenvolvimento de parcerias com a possibilidade de produzir tecnologias em prol da sociedade.