Plantio da árvore Flamboyant - símbolo do NEABI-BRI
Na manhã de quinta (20/02), nas dependências do câmpus Birigui, foi realizada a cerimônia de plantio da árvore Flamboyant, institucionalizada como símbolo do NEABI-BRI –Núcleo de Estudos Afro Brasileiro e Indígena do Instituto Federal de São Paulo - NEABI-IFSP câmpus Birigui.
A escolha pelo Flamboyant se deu por essa ser considerada uma das mais belas árvores do mundo, de copa abundante, de exuberantes flores, de forma vigorosa, o que promove espaço de outras espécies vegetais, como orquídeas e plantas rasteiras, além de ser abrigo e morada de vários animais, principalmente pássaros, além de uma presença marcante e de muita energia. E assim se constitui o NEABI-BRI, representado pela Comissão NEABI-BRI, uma equipe formada por pessoas de diferentes etnias, idades, pensamentos e gêneros, mas com o único propósito de desenvolver ações para combater o racismo.
A cerimônia dirigida pela Professora Elisandra Pereira, contou com a presença do Diretor Geral Prof. Dr. Edmar César Gomes da Silva, da Professora Ms. Joyce Helena Ferreira dos Santos, autora do poema Flamboyant do IF Birigui, da Professora Dra. Natália Ellen Castilho de Almeida, dos alunos do aluno do 1º ano do curso técnico em Informática 3º ano do curso técnico em Administração integrados ao ensino médio, em especial, dos alunos Arthur Barboza Francischini e Jenifer Cristina Garcia dos Santos que plantaram a árvore, dos Técnicos Administrativos Jhony Borges, Ewiston Mattos e Marileide Andrade de Jesus Rocha, os responsáveis por serviços gerais, Sr. Ribamar e Gilmar, e a emocionante presença do Sr. Sebastião Bernardes, o jardineiro do câmpus, que em seu discurso refletiu sobre o amor a natureza. Ele tem realizado um trabalho maravilhoso, não somente cuidando das plantas, árvores, flores e do mini pomar que cultiva, mas também, colaborando positivamente com o processo educativo de nossos alunos por meio de suas ações.
Por fim, ficam registrados os votos da Professora Elisandra Pereira para que, assim como a árvore Flamboyant, o NEABI-BRI cresça, se fortaleça e se estabeleça por meio das ações de combate ao racismo contra nossa população indígena e negra, e que seu fruto seja o despertar em cada indivíduo de uma consciência de que Somos Todos Iguais em Direitos e Deveres, mas Diferentes em Etnias (características físicas e culturais) e Devemos Ter essas Diferenças Respeitadas.
Seguem imagens e o poema Flamboyant do IF Birigui.
Poema Flamboyant do IF Birigui
Autoria Profa. Joyce Helena Ferreira dos Santos
Semente no chão
Dedicação daquele que planta
Que ama a terra e que tem a esperança
de que o Flamboyant brote, nasça, seja flor
e seja fruto
Seja vida que multiplica
com fraternidade
e com a certeza
de que somos a paz
somos direitos de ser
Somos NEABI
que como a Flamboyant
abraça a todos
com carinho
para simplesmente ser
e garantir a igualdade
entre os povos.
Fonte: https://jardinagemepaisagismo.com/o-flamboyant/
Redes Sociais