Página inicial > Informativos > Comissão NEABI-BRI recebe o Prof. Euclides Garcia Paes de Almeida

Comissão NEABI-BRI recebe o Prof. Euclides Garcia Paes de Almeida

Publicado: Quinta, 27 de Fevereiro de 2020, 11h50 | Última atualização em Quinta, 27 de Fevereiro de 2020, 15h18 | Acessos: 988

As representantes da Comissão NEABI-BRI, Profas. Elisandra Pereira e Joyce Helena Ferreira dos Santos receberam, na quinta (20/02), o Prof. Euclides Garcia Paes de Almeida, Historiador, Especializado em História das Tecnologias, que de forma, entusiasmada, como um apaixonado pela Educação e pelo processo de ensino e aprendizagem, apresentou seu rico conhecimento sobre a história e cultura indígena, assim como, meios para a promoção de uma educação inclusiva sobre a temática indígena.

Em meio a livros, artigos, mapas, ilustrações, mandalas, caleidoscópio, brinquedos, jogos e objetos referentes a temática indígena, que emocionaram e despertaram muita curiosidade, em especial, na Profa. Joyce, quando o Professor apresentou algumas práticas pedagógicas que promovem o conhecimento dos educandos, consequentemente, a desconstrução do racismo contra a população indígena.

Em um momento emocionante, o Professor Euclides é surpreendido por uma ex-aluna, a Coordenadora da área de Gestão de Pessoas do IFSP-Birigui, Heloisa Santarosa Stábile

Diante de tanto conhecimento e simpatia, entende-se que um profissional, que nutre a esperança por uma educação emancipatória e antirracista, tem muito a colaborar com os trabalhos desenvolvidos pela Comissão NEABI-BRI que traz como o objetivo, o combate ao racismo e a transformação da sociedade por meio do conhecimento.

Segundo a Profa, Elisandra Pereira, a Comissão NEABI-BRI tem como objetivo colaborar com o IFSP câmpus Birigui por meio de ações que promovam a formação omnilateral dos alunos, para que se tornem profissionais tecnicamente habilitados, ambientalmente responsáveis, socialmente integrados e etnicamente inclusivos, pois a Educação é um processo que promove o Conhecimento, que, por sua vez, é adquirido por meio da Reflexão, o que provoca a Evolução do pensamento e consequentemente, do Indivíduo, resultando em mudanças comportamentais favoráveis a convivência com a diferença, com a diversidade de pessoas em uma sociedade.

De fato, temos muito a agradecer ao Sr. Professor Euclides Garcia Paes de Almeida, pois foi uma manhã de muita emoção, aprendizado, e de esperança, pois o Instituto Federal e toda a Rede Federal de Educação buscam melhoria contínua em seus processos, na certeza de que esse é o único caminho para manter a oferta de um ensino de alta qualidade para a sociedade brasileira.

Caracol.jpg Pintura-corporal.jpg Prof-Heloisa-Joyce-Elisandra-1.jpg Prof-Heloisa-Joyce-Elisandra-II.jpg Prof-Joyce-Elisandra-1.jpg mandala-2.jpg mandala.jpg