Página inicial > Informativos > Docente da Física realiza visita técnica a Universidad de San Carlos de Guatemala

Publicado: Quarta, 20 de Mai de 2020, 11h31 | Última atualização em Quarta, 20 de Mai de 2020, 11h51 | Acessos: 872

No dia 06 de fevereiro de 2020 o Prof. Dr. Allan Victor Ribeiro, docente da Licenciatura em Física do IFSP campus Birigui, realizou uma visita técnica aos laboratórios de ensino e pesquisa da Universidad de San Carlos de Guatemala (USAC), sediada na Ciudad da Guatemala. Na oportunidade foi realizado o intercambio de ações e projetos de interesse do IFSP em temas relacionados a difusão e formação da nanociência e nanotecnologia em diferentes níveis e modalidades de ensino. As atividades foram coordenadas pelo Prof. Ms. Jorge Ivan Cifuentes Castillo, docente e pesquisador do Depto de Engenharia Mecânica e pela Inga. Liuba María Cabrera Ovalle de Villagrán coordenadora do Programa Universitario de Investigación en Desarrollo Industrial e vinculada a Direção Geral de Investigação (DIGI) da USAC.

Na oportunidade também foi realizada visita a Direção Geral de Investigação (DIGI) e ao Depto de Física. A participação também visou dar maior visibilidade das ações desenvolvidas no Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores em Nanociência e Nanotecnologia (LIFENANO) do IFSP Câmpus Birigui.

Cabe ressaltar a importância da Universidad de San Carlos de Guatemala (USAC) que é a maior universidade da Centro América e uma das mais antigas da América Latina. A USAC é a única universidade publica da Guatemala contando com mais de 240 mil estudantes e 344 anos de tradição.

O professor Ribeiro destaca a importância da participação de atividades dessa natureza, pois possibilita a consolidação de novas parcerias e corrobora para a projeção do IFSP em um cenário internacional, além de fomentar e incentivar, por meio da divulgação das ações, a colaboração entre pesquisadores de outras instituições de ensino e pesquisa

Internacionalização do Projeto LIFENano/IFSP

O Prof. Dr. Allan Victor Ribeiro, faz parte da Red NanoDyF que conta com grupos colaborativos de 23 países da Iberoamérica e EUA. Dentre as ações da Red o docente corrobora no desenvolvimento de propostas de divulgação e formação dentro da temática da nanociência e nanotecnologia.

Cabe ressaltar que desde 2014 diversas ações vem sendo realizadas no sentido de divulgar e prospectar as ações do projeto para a comunidade internacional, dentre estas estão: palestras e apresentações em congressos internacionais, publicações em periódicos e visitas técnicas.

Foto: Visita a Universidad de San Carlos de Guatemala (USAC). Ing. Ms. Jorge Ivan Cifuentes Castillo (esq.),

Dr. Allan V. Ribeiro (esq.) e a Dra. Liuba María Cabrera Ovalle de Villagrán.

Foto: Dr. Allan V. Ribeiro (esq.), Dr. Felix Guerra, Dra. Liuba María Cabrera Ovalle de Villagrán e o

Ing. Ms. Jorge Ivan Cifuentes Castillo em visita realizada na Direção Geral de Investigação (DIGI) da USAC.

Foto: Visita a Universidad de San Carlos de Guatemala (USAC)