Página inicial > Informativos > Primeiro laboratório de Gestão do Câmpus inicia suas atividades de modo virtual

Primeiro laboratório de Gestão do Câmpus inicia suas atividades de modo virtual

Publicado: Quinta, 04 de Março de 2021, 15h18 | Última atualização em Quinta, 04 de Março de 2021, 15h20 | Acessos: 986

O LabSol – Laboratório de Empreendimentos Econômicos - começa suas atividades de modo virtual nesse semestre, mas sua concepção é de um espaço híbrido (sala física e ambiente virtual) para desenvolver projetos de ensino-pesquisa-extensão nas temáticas voltadas aos empreendimentos econômicos, nos 3 períodos diários de atividades, e que será utilizado por todos que possuem projetos no tripé ensino-pesquisa-extensão, relacionados aos temas Empreendedorismo e/ou Agenda 2030/ONU; os parceiros externos dos projetos para reuniões; os incubados – reuniões para ideação dos projetos de empreendimentos econômicos (economia solidária, economia criativa, negócios de impacto social/ambiental, startups), e participantes dos eventos (comunidade externa e interna), e será administrado pela Comissão LabSol.

A Comissão é formada por servidores, alunos e parceiros externos de vários setores sociais – público, privado e terceiro setor, de Birigui, Araçatuba, Lins, Buritama e Três Lagoas – são a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Birigui, Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Araçatuba, ONG Pró-Criança, Associação dos Artesãos de Buritama, FMX Soluções Tecnológicas, IFMS Três Lagoas, UniLins, SINBI, Sindicato dos Sapateiros, Solinftec, Empreendedor Mirim, Pampili.

Os resultados esperados são aulas (qualquer disciplina, trabalhos de conclusão de cursos entre outros), mais voltadas para a concepção do “fazer” (conceito maker) e a participação efetiva do alunado no processo; projetos de extensão (cursos de curta duração, oficinas, palestras, rodas de conversa) voltados às necessidades do entorno, inclusive de geração de renda entre outros; atividades de pesquisa ( o Observatório de Empreendimentos Econômicos estará neste espaço), iniciações científicas; e ambiente de ideação (primeiro passo para a construção de espaços de pré-incubação de ideias de empreendimentos econômicos); além de um espaço de encontro entre a comunidade interna e os parceiros, e de interação com a comunidade externa por meio de eventos entre outros.

Agenda do mês de março do LabSol:

- 1ª Ação Formativa

16 de Março – LabSol e os 17 ODS/ONU - 8h às 10h – com certificado

Minicurso sobre Empreendimentos Econômicos e os 17 ODS/ONU – Negócios de impacto social e ambiental, economia criativa, economia solidária e startups. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Organizações das Nações Unidas - ONU.

Inscrições pelo link: https://forms.gle/2Ut4jQKfEEcMDDHa8

- Ações de interação

- 08 de março - Especial Mulheres – No dia 08 de março, teremos vários vídeos disponíveis sobre mulheres da nossa localidade, de modo a valorizar a participação feminina nos vários setores sociais. Interação da comunidade feminina interna e externa. Várias parceiras, servidoras e alunas participam dessa ação, que contempla o ODS 5 da ONU – Igualdade de gênero.

- 19 de março - Especial Dia Nacional do Artesanato – No dia 19 de março, teremos a Estudo de Caso sobre a AARTEB – Associação dos Artesãos de Buritama. O artesanato é uma atividade econômica importante para a maioria dos municípios brasileiros. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 67% dos municípios no país têm o artesanato presente na economia. Essa ação contempla os seguintes objetivos de desenvolvimento sustentável – ODS/ONU: ODS 5 – Igualdade de gênero; ODS 8 – trabalho decente e crescimento econômico; ODS 10 – Redução das desigualdades; ODS 12 – Consumo e produção responsáveis; ODS 15 – Vida terrestre.

Os vídeos das ações elencadas acima estarão na playlist do YouTube do IFSP Câmpus Birigui.