Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Informativos > Inscrições abertas: Segunda atividade formativa do LabSol
Início do conteúdo da página

Inscrições abertas: Segunda atividade formativa do LabSol

Publicado: Quarta, 07 de Abril de 2021, 15h05 | Última atualização em Quarta, 07 de Abril de 2021, 15h05 | Acessos: 1036

No dia 20 de abril, será realizada a segunda atividade formativa, de modo colaborativo, um estudo de caso sobre a AARTEB – Associação dos Artesãos de Buritama, parceira do LabSol – Laboratório de Empreendimentos Econômicos.

No encontro será composto de uma breve introdução sobre Economia Criativa, Economia Solidária e Tecnologia Social, a apresentação da AARTEB e suas necessidades e na sequência uma discussão sobre ações possíveis. Essa ação contempla muitos objetivos de desenvolvimento sustentável – ODS/ONU.

O estudo de caso, além de promover respostas para a melhoria do próprio empreendimento econômico solidário – associação -, servirá como balizador de políticas públicas e ações educacionais voltadas ao setor, considerado de economia criativa e de economia solidária.

No segmento de artesanato, segundo a Pesquisa Sebrae (novembro/2020), 68% dos empresários registraram queda no faturamento mensal nessa pandemia.  O Relatório de Riscos Globais (2021), do Fórum Econômico Mundial, apontou a desigualdade digital, a estagnação econômica prolongada e as mudanças climáticas como relevantes nos desdobramentos da pandemia para os próximos 10 anos.

O artesanato é uma atividade econômica importante para a maioria dos municípios brasileiros. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 67% dos municípios no país têm o artesanato presente na economia. Como um segmento da economia criativa, o mercado de artesanato movimenta R$ 50 bilhões por ano e sustenta 10 milhões de pessoas. Outro dado relevante é que 90% do artesanato brasileiro é produzido por mulheres.

 

Sobre a AARTEB – Associação dos Artesãos de Buritama

A Associação dos Artesãos de Buritama (AARTEB) iniciou suas atividades em outubro de 2018, na cidade de Buritama e possui atualmente 15 integrantes mulheres e 1 homem. É possível ver alguns trabalhos realizados e conhecer algumas artesãs pelos vídeos que estão na playlist do YouTube do IFSP Câmpus Birigui.  Acesse: http://bit.ly/LabSol-Youtube !

 

Inscrições para a 2ª Atividade Formativa LabSol: https://forms.gle/5mHvWv1GhQqHoHCYA

2ª Atividade Colaborativa/Formativa

AARTEB - Como podemos unir esforços para fortalecer essa associação?

temas: Economia Criativa/Economia Solidária

 20 de abril - 8h às 10h

 “Seja a mudança que você quer ver no mundo.”

 Mahatma Gandhi

  2021 - ano internacional da economia criativa para o desenvolvimento sustentável

 

Outros Links para estudo e pesquisa:

Relatório mundial prevê desemprego massivo e tensões políticas no pós pandemia https://economia.ig.com.br/2021-01-20/pandemia-e-mudancas-climaticas-sao-ameacas-presentes-e-futuras-diz-relatorio.html.

Artesanato – DataSebrae  https://datasebrae.com.br/artesanato/

Programa do Artesanato Brasileiro – PAB  http://www.artesanatobrasileiro.gov.br/

Rede ARTESOL https://www.artesol.org.br/

90% do artesanato brasileiro é produzido por mulheres http://raiz.art.br/2020/03/06/90-do-artesanato-brasileiro-e-produzido-por-mulheres/

Sobre o Artesanato Brasileiro https://pontosolidario.org.br/artesanato-brasileiro/

Artesanato na Economia Solidária e Inclusão Social Através da Assessoria Técnica de

Design e Moda na ITCP/FURB http://www.itcp.uneb.br/wp-content/uploads/GT4-Artesanato-na-Economia-Solid%C3%A1ria-e-Inclus%C3%A3o-_SEM-REVISAO.pdf

UNESCO financia iniciativas da indústria criativa e pede inclusão da cultura nos planos de recuperação https://brasil.un.org/pt-br/111352-unesco-financia-iniciativas-da-industria-criativa-e-pede-inclusao-da-cultura-nos-planos-de

Cultura e desenvolvimento no Brasil

https://pt.unesco.org/fieldoffice/brasilia/expertise/culture-development-brazil

registrado em:
Fim do conteúdo da página