Página inicial > Informativos > Coordenadoria de Pesquisa promove encontro com orientadores e bolsistas

Coordenadoria de Pesquisa promove encontro com orientadores e bolsistas

Publicado: Terça, 25 de Mai de 2021, 15h00 | Última atualização em Terça, 25 de Mai de 2021, 15h00 | Acessos: 3050

No dia 12 de maio, foi realizado o encontro remoto promovido pela CPI - Coordenadoria de Pesquisa e Inovação com os novos bolsistas do PIBIFSP - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, juntamente com seus orientadores/orientadoras.

Na ocasião, a Coordenadora de Pesquisa e Inovação Professora Andréia de Alcantara Cerizza deu as boas-vindas ao grupo, e as duplas servidores/alunos se apresentaram e falaram sobre os projetos que serão desenvolvidos nesse ano. A Profa Andréia também enfatizou os requisitos e compromissos dos bolsistas, sobre os eventos científicos, especificamente valorizando a participação no CONICT/IFSP - Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia, que nesse ano será sediado em Cubatão, e a servidora Ana Carolina Broiz explicou aos bolsistas sobre o processo de pagamento de bolsa.

A Profa Heloisa Bressan Goncalves salientou que a iniciação científica é de extrema importância para formação dos nossos alunos. “Quando penso em formação, me refiro a formação humana integral deles, não apenas aquela que apresentamos em sala de aula, nos momentos de ensino, mas aquela que vai além e permite com que os alunos busquem conhecimentos que adicionem em suas vidas e em suas jornadas, que seja algo que contemplem a curiosidade. Acredito que no IFSP-campus Birigui, fazemos isso, proporcionamos formas e mostramos caminhos para que os alunos superem suas próprias expectativas e com isso avancem enquanto cidadãos.”

Para o aluno Davy Albert Dutra de Andrade “significa ter contato direto com a ciência e o mundo acadêmico e fazer desse contato algo proveitoso. Especialmente numa pandemia, esse contato com algo, o "contribuir" para algo, é uma oportunidade incrível. Desenvolvendo pesquisa, me parece que vários limites que, eu ao menos, tinha quanto às minhas oportunidades no mundo acadêmico, não existissem mais. Me considero um sujeito de sorte, por assim dizer, por ter essa chance.”

Abaixo, a relação de servidores(as) e alunos(as) que participam do PIBIFSP, e seus respectivos projetos:

Servidores/as

Alunos/as

Projetos (PIBIFSP BRI) com bolsa 2021

Adriano de Souza Marques

Matheus Ferreira Missias

Estudo para o Desenvolvimento de um Ferramenta Computacional para Estimativas de Variáveis da Radiação Solar usando Técnicas de Redes Neurais Artificiais.

Alexandre Alves de Lima Ribeiro

Filip Junio Felipe

Controle de demanda de energia elétrica sobre uma infraestrutura de IoT

Anderson Duarte Betiol

Lucas da Silva Brito

Estudo e Simulações de Comunicações Sem Fio

Deidimar Alves Brissi

Davy Albert Dutra de Andrade

Investigação da formação estelar no hemisfério sul celeste

Getulio Teruo Tateoki

Allan de Souza Teixeira

Estudo e projeto de sistema de reconhecimento facial para aplicações de dispositivos de segurança veicular utilizando ESP32 CAM

Heloisa Bressan Goncalves

Julia da Silva Moura

Estudo sobre os avanços da bioinformática para diagnóstico e tratamento de doenças humanas

Marcos Roberto Ruybal Bica

Bruna Ferreira Toro

Estudo sobre os métodos de medição da condutividade elétrica do solo, para aplicação em canteiros de hortaliças e leguminosas.

Murilo Varges da Silva

Lucas Mity Kamado

Reconhecimento Automático de Placas Veiculares no Padrão Mercosul.

Rachel Mariotto

Giovana Cavallin de Melo

Um estudo sobre fractais definidos por relação de recorrência: compreendendo algumas características dos conjuntos de Julia e de Mandelbrot

Rafael Paiva Garcia

Carlos Henrique Zilioli Braga

Controle em malha fechada da mistura da água quente e fria para o controle da temperatura da água do chuveiro.

Renato Correia de Barros

Wagner Luiz Rebeque Serafim

Cluster Virtualizado para Programação Paralela.

Renato Kendy Hidaka

Caroline Cecchin Momesso

A atuação da igreja católica diante da pandemia da covid-19 no Brasil: uma análise a partir das contribuições da sociologia Durkheimiana.

Ricardo Conde Camillo da Silva

Danilo Naba

Robô Auxiliar de Enfermagem.

Wellington de Lima Nogueira

Carlos Vinícius Baggio Savian

Controle de sistemas: Simulação do controle de velocidade e posição de um motor elétrico de corrente contínua.

Sobre a Iniciação Científica:

É o primeiro passo de um estudante (modalidades ensino médio ou superior), para aprender a desenvolver pesquisa científica. A pesquisa forma – melhores profissionais, futuros cientistas, cidadãos plenos, por meio de uma estrutura sistêmica de processos metodológicos, e de forma e conteúdo.

Sobre a CPI:

planejar, dirigir, supervisionar e coordenar todas as atividades de pesquisa e de apoio à inovação mantidas pelo IFSP Câmpus Birigui.

Contatos CPI:

grupo no whatsapp – para servidores e alunos do Câmpus: https://chat.whatsapp.com/FUOWeiSxdTD8p74ufOImOg