Página inicial > Informativos > Semana do Meio Ambiente – participe do diagnóstico do LabSol

Semana do Meio Ambiente – participe do diagnóstico do LabSol

Publicado: Sexta, 28 de Mai de 2021, 10h17 | Última atualização em Sexta, 28 de Mai de 2021, 10h17 | Acessos: 1014

O Laboratório de Empreendimentos Econômicos – LabSol é um laboratório da área de Gestão, desenvolvido de forma híbrida, que compõe o tripé ensino-pesquisa-extensão, sobre empreendimentos econômicos, embasados na Agenda 2030/ONU, na perspectiva do Desenvolvimento Local. Se configura em um laboratório que valoriza o saber-fazer, desenvolvendo novos produtos e serviços sustentáveis. Está atrelado ao Grupo de Pesquisa em Inovação Tecnológica e Territorial – GPITT CNPq/IFSP. O LabSol iniciou suas atividades na abertura do ano letivo de 2021, de forma remota, e possui uma comissão formada por servidores, alunos e comunidade externa. Dentre várias ações, o LabSol valoriza a Semana do Meio Ambiente.

Na semana do Meio Ambiente, comemorada por compor quatro datas especiais acerca do meio ambiente: no dia 03 - Dia Nacional da Educação Ambiental, e no dia 05 - Dia da Ecologia, Dia Mundial do Meio Ambiente e Dia Nacional da Reciclagem.  A Educação Ambiental contribui para formar pessoas comprometidas e atuantes na luta por direitos e participação nas decisões dos rumos socioambientais de seus territórios, comunidades e regiões. A mobilização pela causa ambiental e social precisa estar no cotidiano da sociedade.

No dia 05 comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia com o objetivo de promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente. O Dia da Ecologia é celebrado em 5 de junho em homenagem a chamada "Conferência de Estocolmo", um encontro promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, para tratar assuntos ambientais.

O Dia Nacional da Reciclagem também é celebrado anualmente em 5 de junho. O objetivo desta data é conscientizar as pessoas sobre a importância de coletar, separar e destinar os materiais recicláveis, como embalagens plásticas, cartões, eletrônicos etc. A reciclagem é uma das alternativas que podemos usar para ajudar o meio ambiente a se regenerar.

Abaixo, diagnóstico sobre Agenda 2030/ONU e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS. Os servidores, alunos e comunidade externa estão convidados a participar dessa enquete. O LabSol agradece a todos que puderem participar, pois os dados servirão como base para o desenvolvimento de ações no tripé ensino-pesquisa e extensão.

Link: https://forms.gle/ip7ndfZC5EiWPcad6

Serão realizadas atividades em algumas disciplinas técnicas do integrado e Engenharia da Computação, sobre Gestão e Sustentabilidade, Empreendedorismo Sustentável, Agenda 2030/ONU, 5 Ps da Sustentabilidade, os 17 ODS/ONU, Pacto Global e CNM, e pré incubação da Associação dos  Artesãos de Buritama, que serão disponibilizadas na playlist do LabSol.

Para verificar as atividades que já estão disponíveis, acessar a playlist: http://bit.ly/LabSol-Youtube .