Página inicial > Informativos > Câmpus Birigui inaugura novo bloco com salas de aula e laboratórios

Câmpus Birigui inaugura novo bloco com salas de aula e laboratórios

Publicado: Segunda, 30 de Agosto de 2021, 15h30 | Última atualização em Segunda, 30 de Agosto de 2021, 15h31 | Acessos: 2725

No último sábado (28), o ministro de Estado da Educação, Milton Ribeiro, o secretário de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/Mec), Tomás Dias Sant'Ana, o reitor do IFSP, Silmário dos Santos, o prefeito de Birigui, Leandro Maffeis Milani e o diretor-geral, Edmar César da Silva inauguraram o novo bloco 'E' no IFSP - Campus Birigui. A cerimômia também contou com a presença do presidente da Camara dos Vereadores, Cesar Pantarotto Junior, diretores, representantes de docentes e discentes.

O novo bloco conta com com seis salas de aula, quatro laboratórios de informática, um laboratório de Ciências da Natureza, um laboratório de Práticas Corporais, um ateliê de artes, uma sala para coordenadoria de cursos e quatro salas para as coordenadorias Sócio-pedagógico e Apoio ao Ensino.

A inauguração do bloco é uma demanda antiga do câmpus, que até então não tinha estrutura para atender à grande quantidade de pessoas de Birigui e região interessada em estudar no IFSP. Segundo Edmar, agora será possível colocar em prática o ensino, a pesquisa e a extensão em um ambiente mais acolhedor e seguro, com novos espaços de aprendizagem para o ensino técnico e superior tecnológico, para as licenciaturas, para a educação de jovens e adultos e também para as engenharias.

Atualmente o câmpus tem cerca de mil alunos, quantidade muito inferior à alta procura verificada nos últimos processos seletivos. De acordo com Silmário, as salas e laboratórios recém-inaugurados vão permitir que se abram mais oportunidades para a população que deseja estudar no câmpus. Com a estrutura ampliada, agora a próxima etapa é fazer um estudo para estabelecer a quantidade de novas vagas e de novos cursos que passarão a ser ofertados.

Durante sua participação, o ministro da Educação reforçou que é preciso cuidar para que os institutos possam responder às perguntas e às demandas do entorno de cada região, sempre trabalhando em conjunto com o arranjo produtivo local. "Esse cuidado foi tomado aqui. Verificam-se quais as grandes empresas da região e simplesmente se foca nesse tipo de preparação e capacitação."

Vale ressaltar que o novo bloco é só o primeiro passo para atender a toda a demanda de alunos que o câmpus tem. Para solucionar essa questão, o ministro se comprometeu, em sua visita, a readequar as salas atuais e construir outras novas salas para que assim o câmpus possa atender satisfatoriamente Birigui e toda a região.

IMG_0446_1.png WhatsApp_Image_2021-08-30_at_145810_1jpeg.png WhatsApp_Image_2021-08-30_at_151248_3jpeg.png birigui_1jpg.png