Aluno da Licenciatura em Matemática apresenta trabalho acadêmico em evento internacional
Durante o V Colóquio Internacional Diálogos Sul-Sul, que ocorreu entre os dias 23 a 29 de agosto, nos círculos de conversações, espaço aberto para a apresentação e discussão dos trabalhos científicos e experiências de diversos movimentos sociais, foi apresentado o artigo Etnomatemática e Pedagogia Decolonial como Ato de Inclusão, trabalho desenvolvido pelo discente do curso de licenciatura em matemática Douglas Eduardo Bueno de Siqueira, que nasceu da disciplina de Prática de Ensino de Matemática I, ministrada pela professora Dra. Tássia Ferreira Tártaro, dialogando com a Iniciação Científica, orientada pelo professor Dr. Genivaldo de Souza Santos que tem como foco a Educação, bem como temas que envolvem questões de alteridade e reflexões que desafiam perspectivas autoritárias na educação. A pesquisa, ainda em desenvolvimento, também traz para o debate temas, como a perspectiva decolonial, interculturalidade, práticas de inclusão e afins.
O discente Douglas também foi articulador de uma mesa, dentre as quase 70 organizadas pelo evento, sob o eixo temático Educação, formação de educadores e políticas educacionais em perspectivas decoloniais. (Link para acesso da apresentação do artigo supracitado: https://www.youtube.com/watch?v=7E2D-Mgxlew)
A abertura do evento contou com a presença de Catherine Walsh, professora e diretora de doutorado em Estudos Culturais da América Latina na Universidade Andina Simón Bolívar, sede do Equador, onde também dirige a Oficina Intercultural e a Cátedra de Estudos da Diáspora Afro-Andina e referência central quando se trata de Interculturalismo, Pedagogias Decoloniais e Práticas Insurgentes de resistir, (re)existir e (re)viver. Também marcaram presença o professor Reinaldo Matias Fleuri, pesquisador brasileiro, que atualiza hoje em dia o pensamento de Paulo Freire, Pajé Mapu, liderança da etnia Huni Kuin, e a aluna quilombola Adrian Kethen Picanço Barbosa, discente do programa de mestrado da UFPA. ( Link para acesso a abertura do V Colóquio Internacional Diálogos Sul-Sul: https://www.youtube.com/watch?v=Wfbz3kHKa9w&t=8314s )
Quando perguntado sobre os sentimentos que decorreram e as contribuições para sua formação durante a experiência, o discente Douglas Bueno diz: “Foi um imenso regozijo ter participado e tido a oportunidade de apresentar meu trabalho e mediado uma mesa em um evento desta dimensão. Foi uma oportunidade que enriqueceu o debate de minha pesquisa, pois tive o contato com trabalhos que se assemelhavam ao meu, portanto pude perceber o quão forte está o debate acerca da Educação, e como estão sendo investigados os estudos em Paulo Freire, autor nuclear em minha pesquisa”.
O V Colóquio Internacional Diálogos Sul-Sul teve como tema central a interculturalidade, o diálogo com outras culturas, isto é, abrange a diversidade, bem como uma gama de temas emergentes tanto em nosso país como no mundo. Também trouxe à tona movimentos de luta, resistências e (re)existências, novas formas de enxergar o mundo e muitas outras questões que contribuem para formas de existir mais justas, enfrentando a invisibilidade que muitos povos sofrem e vem sofrendo desde a colonização.
O evento também fomentou movimentos de militância, principalmente aqueles relacionados à luta dos povos indígenas, contando com a participação de pajés, lideranças indígenas, diante das discussões que vêm sendo abordadas concernentes a validação ou não do marco temporal e da demarcação de terras, o que legitimaria a ocupação desses povos em suas terras apenas aqueles territórios que já eram de domínio indígena antes da instauração da Constituição Federal de 1988, o que certamente é mais um movimento de colonização em curso.
A programação completa do evento se encontra no canal UfacTV, no Youtube, e está disponível no link: https://www.youtube.com/user/UfacTV e também no canal do Youtube, criado exclusivamente para o evento: https://www.youtube.com/channel/UCYUAxr7kFD9pd95Ymd4WmPA/featured
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