Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Informativos > LabSol realiza o primeiro encontro interativo-formativo presencial para as mulheres
Início do conteúdo da página

LabSol realiza o primeiro encontro interativo-formativo presencial para as mulheres

Publicado: Sexta, 29 de Outubro de 2021, 10h00 | Última atualização em Sexta, 29 de Outubro de 2021, 10h03 | Acessos: 937

Na noite de 27 de outubro, foi realizado um encontro interativo-formativo, no auditório do IFSP Câmpus Birigui, promovido pelo LabSol - Laboratório de Empreendimentos Econômicos. Participaram do encontro mulheres do bairro onde se localiza o câmpus, de Buritama (artesãs da Associação de Artesãos de Buritama), Araçatuba e Zacarias. As mulheres que desenvolvem artesanatos e a pintora Marta Ricci, expuseram seus trabalhos.

Na abertura, a Profa Andréia de Alcântara Cerizza deu as boas-vindas a todas, e na sequência, a primeira-dama do município de Birigui, Secretaria de Assistência Social, Silvana Caetano Gomes Leal Milani, fez a abertura do encontro, agradecendo o convite e parabenizando todas as mulheres, falou sobre a importância do empreendedorismo feminino e se colocou a disposição.

No encontro, duas mulheres contaram sobre suas vidas e suas atividades empreendedoras. Luciana de Souza Silva, lojista e moradora do bairro Portal II, falou sobre sua trajetória de vida a partir do tema empreendedorismo de coragem e de persistência. Luciana contou que enfrentou muitos tipos de trabalhos, inclusive como servente de pedreiro, e que fez a sua primeira casa, pelo conhecimento que adquiriu. Enfatizou sobre a importância das vendas, como estabelecer a conexão com os clientes, e que muitas vezes lotou seu carro com mercadorias e foi vendê-las na zona rural.

Já a terapeuta integrativa Michelle Lombardi e Silva, que mora em Araçatuba, falou sobre sua evolução pessoal e profissional.  Contou que fez o curso de Edificações no ETFSP, hoje IFSP, na capital. Fez Agronomia, e nessas escolhas de estudos, sempre se deparou com ambientes de extremo preconceito com relação a mulher. Resolveu experimentar o que sentia que gostava. Michelle contou que nem tudo foram flores, e ocorreram muitos percalços, mas ela foi estudando e melhorando seu produto, a embalagem, como promover pelas redes sociais, aprendeu a fazer lives entre outros e se senti muito feliz por fazer o que gosta.

Segundo a Profa Andréia, já havia interação de modo remoto, com reuniões semanais e eventos, onde algumas mulheres conseguiam participar, porém o encontro presencial foi especial.  “Muitas mulheres do bairro nunca entraram no câmpus, ontem foi a primeira vez. 

Após as explanações das duas empreendedoras, a Profa Andréia fez uma dinâmica, onde as todas as mulheres que participaram do encontro (todas empreendedoras) falaram sobre si, numa imagem positiva. Foi um momento de reconhecimento e emoção para todas.

 

Sobre o LabSol

O LabSol é um laboratório da área de Gestão, desenvolvido de forma híbrida, que compõe o tripé ensino-pesquisa-extensão, sobre empreendimentos econômicos, embasados na Agenda 2030/ONU, na perspectiva do Desenvolvimento Local. Se configura em um laboratório que valoriza o saber-fazer, desenvolvendo novos produtos e serviços sustentáveis. Está atrelado ao Grupo de Pesquisa em Inovação Tecnológica e Territorial – GPITT CNPq/IFSP.

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  20211027_191423_4.png 20211027_192154.png 20211027_194724_2.png 20211027_210435.png 20211027_210742_2.png 20211027_210946_2.png 20211027_214141_2.png

registrado em:
Fim do conteúdo da página