Página inicial > Informativos > LabSol Especial 19 de novembro – Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino

LabSol Especial 19 de novembro – Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino

Publicado: Sexta, 19 de Novembro de 2021, 09h24 | Última atualização em Sexta, 19 de Novembro de 2021, 09h24 | Acessos: 974

Em 19 de novembro é comemorado o Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino. A data é uma iniciativa das Nações Unidas em parceria com diversas instituições globais de incentivo às mulheres que criam e comandam seus próprios negócios, e parte de uma campanha contra a desigualdade de gênero no mercado de trabalho.

Vale ressaltar que o empreendedorismo feminino condiz com a questão comportamental, e a partir das necessidades de formação para a construção de uma carreira desejada pela mulher, seja como funcionária, profissional liberal, freelancer ou empresária.

Vilella (2021) cita uma pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que demonstra que a pandemia diminui a participação de mulheres no empreendedorismo. No terceiro trimestre de 2020 havia cerca de 25,6 milhões de donos de negócio no Brasil. Desse universo, aproximadamente 8,6 milhões eram mulheres (33,6%) e em 2019, a presença feminina era de 34,5% do total de empreendedores, com uma redução de 1,3 milhão de mulheres entre um ano e outro. A principal causa dessa queda se deve a necessidade de as mulheres se dedicarem mais às tarefas domésticas durante a pandemia.

Mesmo com números expressivos, segundo a pesquisa anual do Instituto Rede Mulher Empreendedora – IRME (2021), as mulheres possuem dificuldade em ter acesso ao crédito, e 42% das empreendedoras que participaram da pesquisa tiveram seus pedidos de créditos negados.

O destaque do estudo é sobre o círculo virtuoso que as empreendedoras geram, não somente no próprio negócio, ou na família, mas também em suas comunidades e no apoio a outras mulheres. Para Ana Fontes, Fundadora e presidente da IRME, "A mulher quando melhora suas condições, principalmente financeira, investe mais na educação dos filhos, apoia sua comunidade, assiste seus familiares. Além disso, a mulher contrata outras mulheres que vão reagir a essa melhora da mesma forma, potencializando mais pessoas” (PESQUISA ANUAL DO INSTITUTO REDE MULHER EMPREENDEDORA – IRME (2021, p.14).

Em consonância com o Objetivo 5, que preconiza - alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas, e faz parte dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS/ONU - Saudamos todas as mulheres, empreendedoras!

LabSol – Laboratório de Empreendimentos Econômicos! Empreendedorismo Feminino!

Veja os Vídeos sobre Empreendedorismo Feminino no evento SGE/FEIS - parceria IFMS/IFSP/FIU:

SEMANA GLOBAL DE EMPREENDEDORISMO e IV FEIRA DE EMPREENDEDORISMO, INOVAÇÃO E ECONOMIA SOLIDÁRIA (FEIS) (even3.com.br)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

MULHERES EMPREENDEDORAS. PESQUISA ANUAL INSTITUTO REDE MULHER EMPREENDEDORA 2021. Disponível em https://d335luupugsy2.cloudfront.net/cms/files/24675/1635449371Pesquisa_IRME_2021.pdf . Acesso em 07/11/2021.

VILELA, P. R. Sebrae: pandemia reduz participação de mulheres nos negócios. Maior dedicação às tarefas domésticas explica resultado. https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2021-03/sebrae-pandemia-reduz-participacao-de-mulheres-nos-negocios  . Publicado em 08/03/2021, In: Agência Brasil – Brasília. Acesso em 07/11/2021.