Página inicial > Informativos > Saúde mental e Filosofia No contexto dos efeitos da pandemia COVID-19

Saúde mental e Filosofia No contexto dos efeitos da pandemia COVID-19

Publicado: Segunda, 22 de Novembro de 2021, 17h09 | Última atualização em Segunda, 22 de Novembro de 2021, 17h36 | Acessos: 1059

Saúde mental e Filosofia

No contexto dos efeitos da pandemia COVID-19, somos todos/as convocados/as a reconhecer os limites e desafios em que fomos lançados, assim como contribuir no seu enfrentamento. Sem dúvida, a saúde mental constitui um dos desafios atuais mais difíceis de se lidar. Neste sentido, junto aos/as alunos/as dos segundos anos dos cursos técnicos de Administração e Informática integrados ao ensino médio do campus Birigui – IFSP, refletimos sobre o desafio da saúde mental no contexto da pandemia Covid-19 a partir das escolas filosóficas helenísticas. Isso porque elas deixaram um importante legado ao Ocidente nos termos de uma filosofia que pode ser praticada com vistas ao fortalecimento do espírito face às vicissitudes da existência, como é caso da atual pandemia e seus efeitos (Ansiedade, depressão, medos exagerados entre outros). Como resultado de um esforço coletivo, particularmente dos alunos Davy Albert (Informática) e Pedro Henrique Arrieiro (Informática) foi criado um canal na plataforma  Youtube – Experiências de Pensamento (https://www.youtube.com/channel/UCclylEXhMO7S5utxvD_HnnQ)  para abrigar os conteúdos produzidos pelos alunos/as, que dentre outras coisas respondem como os exercícios espirituais propostos pelas principais escolas filosóficas podem colaborar no enfrentamento dos efeitos da pandemia COVID-19.