LabSol 2021 Especial 15 de Dezembro - Dia Nacional da Economia Solidária
O Dia Nacional da Economia Solidária é comemorado no dia 15 de dezembro, em todo o território nacional, e foi instituído pela Lei nº 13.928, de 10 de dezembro de 2019.
Segundo a SENAES (2013), a “economia solidária:
expressa um novo modo de organização da produção, comercialização, finanças e consumo que privilegia a autogestão e a cooperação em empreendimentos coletivos, redes e cadeias solidárias articuladas no âmbito de segmentos econômicos. Ao considerar o ser humano na sua integralidade, como sujeito e finalidade da atividade econômica, a economia solidária desenvolve as capacidades dos trabalhadores e trabalhadoras, valoriza o associativismo, o trabalho das mulheres e de outros setores excluídos da sociedade, expressando um novo modelo de desenvolvimento sustentável e solidário.
A economia solidária possui as seguintes características: cooperação, autogestão, dimensão econômica e solidariedade. A rede de economia solidária é composta pelos empreendimentos econômicos solidários - EES, entidades de apoio e fomento, organizações de representação e governos.
Singer (2005) valorizava a construção da Economia Solidária pela prática. Para o desenvolvimento local, assim como para a Economia Solidária, a emancipação e o empoderamento dos grupos vulneráveis são a síntese das ações produtivas solidárias, pois propiciam um fortalecimento político, embasado na reinserção social, e no combate à invisibilidade.
A economia solidária pode ser considerada um empreendedorismo coletivo, já que este tipo de empreendedorismo está embasado em função do interesse coletivo e do valor social, segundo Boncler (2002).
O LabSol IFSP BRI – o laboratório de empreendimentos econômicos tem como prerrogativa desenvolver projetos sobre empreendimentos do segundo e do terceiro setor, e valoriza a temática da economia solidária em projetos de ensino, pesquisa e extensão.
O último evento, em novembro, que valorizou também o tema foi a Semana Global de Empreendedorismo e Feira de Empreendedorismo, Inovação e Economia Solidária – FEIS, IFSP BRI - LabSol em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul - Câmpus Três Lagoas e as Faculdades Integradas de Urubupungá.
Referências:
BONCLER, J. L'economie solidaire: une nouvelle forme d'entrepreneuriat? Disponível em: http://www.entrepreneuriat.com/BONCLER.pdf . Acesso em 05/12/2021.
SENAES, 2013. Termo de Referência. Disponível em Num 1 Ações Integradas para Municipios e UFs.pdf (mte.gov.br) . Acesso em 05/12/2021.
SINGER, P. Introdução à Economia Solidária. São Paulo: Ed. Fundação Perseu Abramo, 2002.
Outros Links para estudo e pesquisa:
LabSol - playlist do YouTube do IFSP Câmpus Birigui. Acesse: http://bit.ly/LabSol-Youtube
SGE/FEIS IFMS/IFSP/FIU – Abertura - https://www.youtube.com/watch?v=dxW-f7xKl7s
e vídeo de agradecimento - https://www.youtube.com/watch?v=Y7beVLqxQuA
NESOL – USP – Universidade de São Paulo: http://sites.poli.usp.br/p/augusto.neiva/nesol/index-jun09.htm
Vídeo Economia Solidária cresce no Brasil
https://www.youtube.com/watch?v=BK2aeZyBa-E
Observatório Nacional da Economia Solidária e do Cooperativismo
Sobre a tramitação do projeto Política Nacional de Economia Solidária / Fonte: Agência Câmara de Notícias
Dinâmicas da Economia Solidária no Brasil: organizações econômicas, representações sociais e políticas públicas. Organizador: Sandro Pereira Silva/ Brasília, 2020.
https://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=37244&Itemid=448
Introdução à Economia Solidária. Paul Singer. 1ª ed. – São Paulo : Editora Fundação Perseu Abramo, 2002.
https://fpabramo.org.br/wp-content/uploads/2018/04/Introducao-economia-solidaria-WEB-1.pdf
Redes Sociais