Página inicial > Informativos > Bate-papo sobre superação reforçou a necessidade de apoio à mulher vítima de violência

Publicado: Terça, 26 de Abril de 2022, 16h44 | Última atualização em Terça, 26 de Abril de 2022, 16h44 | Acessos: 776

Na noite de 20 de abril, ocorreu no auditório do campus um bate-papo sobre superação, conduzido pela Sra Josiane Mendes. Participaram do bate-papo as Professoras Elisangela Bulla, Priscila Moraes e o Professor André Gracia, bem como os alunos do PROEJA e do Curso Técnico em Administração. A ação faz parte do projeto Mulheres Empreendedoras LabSol IFSP Câmpus Birigui, em parceria com a Prefeitura Municipal de Birigui.

Josiane conduziu com sensibilidade o encontro, marcado por relato de experiência de vida e interação com os participantes. A mensagem da importância do apoio, muitas vezes materializada por uma palavra de incentivo, um abraço, o não julgamento perante vítimas de violência, podem ajudar no processo de recondução da vida.

“Precisamos quebrar esse paradigma de que não podemos nos envolver nos problemas alheios, principalmente relacionados a agressão contra a mulher, seja ela física ou emocional. O apoio altruísta, no momento certo, seja ele vindo de familiares, amigos, colegas de trabalho ou até de estranhos, pode mudar o futuro de muitas dessas mulheres” – reforçou Josiane.

"A palavra que Josiane nos trouxe nessa noite é a palavra impecável, de acolhimento e fortalecimento das relações humanas, de modo a ter extremo respeito por aquela mulher que, sofrendo violências as mais diversas, necessita de apoio para despertar para a vida e superar tantas dores sofridas", relatou a Professora Andréia de A Cerizza, Coordenadora do Projeto Mulheres Empreendedoras, no âmbito do IFSP. "As violências contra a mulher são somatizadas pelo julgamento e distorções de outros, que a colocam como motivadora de tais ações sofridas, naturalizando assim um modo de pensar e agir que alimenta a violência estrutural que a mulher sofre".

Ao longo do bate-papo, alunos e professores relataram suas percepções sobre o tema, e as dificuldades no enfrentamento da violência contra a mulher. “Eu fiquei impactada com a coragem, sensibilidade e empatia da Josiane. Foi uma noite de muita emoção, reflexão. Sobretudo, foi um valioso exemplo do que é ser uma mulher de garra e determinação, apesar de todas as dificuldades” – relatou a Profa Priscila. A Profa Elisangela ressaltou que foi relevante e oportuna a discussão sobre violência da mulher nos espaços educativos, assim como o relato de experiência trazido pela forte e corajosa Josiane Mendes. “Para além dos casos de agressões físicas é urgente estarmos atentos as agressões veladas e camufladas da linguagem utilizadas pelos diversos agressores. Entendo que o respeito a vida está acima de tudo e nos espaços educativos, formais ou informais, a discussão pautada no conhecimento científico, não hegemônico, traz luz à problemática que carece e muito de muita reflexão, compreensão e disposição para transformar a realidade social”.

#Mulheres Empreendedoras # Superação #Rede de apoio

vrias_pessoas1.png WhatsApp_Image_2022-04-26_at_160428.png WhatsApp_Image_2022-04-26_at_160534.png WhatsApp_Image_2022-04-26_at_160540.png