Página inicial > Informativos > Astronomia na Roça

Astronomia na Roça

Publicado: Quinta, 23 de Junho de 2022, 19h23 | Última atualização em Quinta, 23 de Junho de 2022, 19h23 | Acessos: 1281

Foi realizado no dia 21 de abril de 2022, uma atividade extensionista de observação do céu noturno intitulada ASTRONOMIA NA ROÇA. A atividade foi coordenada pelo professor Deidimar Alves Brissi e realizada pelos membros do projeto de extensão OLHANDO PARA O CÉU e por membros do GRUPO DE ASTRONOMIA DE BIRIGUI (GAB).

A atividade envolveu alunos do IFSP (principalmente do Curso de Licenciatura em Física), alunos egressos, a comunidade ligada ao IFSP e a comunidade local do bairro rural Casa de Tábuas (Birigui/SP). As observações foram realizadas em um sítio de familiares do aluno Luiz Henrique de Paula Santos (Curso de Licenciatura em Física). O local foi escolhido devido à pouca poluição luminosa e por ter a possibilidade da participação da comunidade local.

Alguns participantes da atividade chegando no local de observação. Crédito da foto: Deidimar Alves Brissi.

Para as observações foram utilizados os seguintes instrumentos ópticos: dois telescópios newtoniano de diâmetro 150 mm, um binóculo 10x50 e um binóculo 20x50, uma câmera Canon T3 e diversos telefones celulares. Com isto, foram identificadoss e registrados o movimento dos astros no céu noturno.

Na observação foram identificadas muitas constelações da região do Cruzeiro do Sul, região do Escorpião e região de Órion; parte da Via Láctea; algumas nebulosas claras, como a Nebulosa de Órion; nebulosas escuras, como Saco de Carvão; aglomerados abertos, como Caixa de Jóias; aglomerados globulares em Escorpião; a Lua; meteoros (estrelas cadentes); e estrelas.

Participantes da atividade admirando o espetáculo do céu noturno. Crédito da foto: Deidimar Alves Brissi.

As pessoas da comunidade local foram extremamente gentis na recepção da atividade. Também foram muito ativas ao participarem das atividades, falando dos seus conhecimentos práticos e fazendo muitas perguntas. Esta troca de conhecimentos entre a comunidade do IFSP e a comunidade local, foi extremamente rica em aprendizado para ambas as partes, propiciando momentos lúdicos de agradável convivência e confraternização.

Registro de algumas pessoas que participaram da atividade. Foto tirada durante pausa para um momento gastronômico da noite. Crédito da foto: Deidimar Alves Brissi.

O projeto de extensão OLHANDO PARA O CÉU tem como objetivo promover divulgação científica (Astronomia), promovendo o Ensino de Astronomia na região de Birigui.

O GAB reúne amantes da Astronomia de Birigui e Araçatuba. O grupo possui uma página no Facebook (https://www.facebook.com/astronomiabirigui) e perfil no Instagram (https://instagram.com/grupodeastronomiadebirigui).

Vista de Birigui do alto do bairro Casa de Tábuas. Crédito da foto: Deidimar Alves Brissi.