Página inicial > Informativos > Projeto de Extensão Oficinas em Matemática: O LEM vai até você interno - a experiência do Laboratório de Ensino de Matemática se transforma em capítulo de livro e “live” junto ao IFRJ.

Publicado: Quarta, 14 de Dezembro de 2022, 20h58 | Última atualização em Quarta, 14 de Dezembro de 2022, 20h58 | Acessos: 1040

O Projeto de Extensão “Oficinas em Matemática: O LEM vai até você interno”, coordenado pela professora Zionice Garbelini Martos Rodrigues, teve a participação de alguns aluna(o)s do IFSP câmpus Birigui, e produziu boas experiências acadêmicas, como a oportunidade de se tornar um capítulo escrito pela coordenadora, juntamente com a licencianda em Física Michelle Lombardi e Silva, no livro “Conversas com quem ensina - Práticas Docentes e o Reconhecimento de Diferenças na Sala de Aula de Matemática”, organizada pelo professor Marcelo Bastos do IFRJ. O projeto também esteve presente na 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFSP câmpus Birigui, e de forma remota, no II Ciclo de Formação em Ensino de Matemática do IFRJ câmpus Nilópolis.

Participação da Profa Dra Zionice e da licencianda Michelle Lombardi na live do IFRJ.

O Laboratório de Educação da Matemática (LEM) é um espaço específico reservado para que a construção do pensamento do fazer matemático aconteça por meio da experimentação, auxiliando tanto o professor no ensino quanto o aluno na aprendizagem, seja pela utilização de material didático pronto ou confeccionado em sala. O desenvolvimento da busca, da investigação, da descoberta de novas formas de organização, intenciona facilitar a compreensão de conceitos e ideias. O LEM-IFSP-Birigui, especialmente, é um local destinado a exposições e outras atividades interessantes relacionadas à Matemática ou a outras áreas afins.

Um LEM deve servir a toda a comunidade escolar, e estender seus benefícios à população no seu entorno, ampliando suas ações no locais  forem necessárias. O professor deve contar com o apoio e a colaboração destas comunidades (escolar e local), pois não é possível construir um LEM sozinho. Os alunos também podem e devem participar dessa construção, contribuindo com pesquisas, materiais de sucatas construídos por eles, organização e manutenção do ambiente, para que valorizem ainda mais a presença desse espaço de aprendizagem na escola.

De acordo com as diferentes categorias propostas, o LEM-IFSP-Birigui é caracterizado e denominado de Laboratório de Educação Matemática, sendo enquadrado como o item “Laboratório/ Agente de Formação”, um local onde sempre haverá a mediação do professor entre o objeto a ser conhecido/aprendido e o aluno. O professor é aquele que provoca os alunos a pensarem sobre este objeto.

A intenção do Projeto de Extensão foi finalizar a organização e catalogação dos jogos didáticos, criar um sistema de empréstimo do acervo do LEM a professores e licenciandos, além de criar um site para que toda a comunidade interna e externa possa conhecer o LEM. Nele, poderão ser encontrados vídeos com as instruções de uso dos jogos e informações sobre a realização dos empréstimos. Todo o acervo foi catalogado e classificado por meio de códigos individuais que poderão ser lidos com o auxílio de um leitor de código de barras, otimizando o empréstimo e a devolução dos jogos.

O projeto teve seus objetivos alcançados, pois tivemos a inserção do LEM – IFSP Birigui em duas instituições da comunidade externa: no âmbito educacional, em uma escola estadual, os alunos da educação básica foram protagonistas na aprendizagem de matemática por meio dos jogos educacionais; já na perspectiva hospitalar, o projeto do “LEM vai até você interno”, proporcionou outras ações de extensão, que partiram da necessidade do Hospital e essa demandas criaram outras atividades nas áreas de indústria, eletrônica e informática do campus. Além disso, o projeto foi consultado para a reformulação do Projeto Político Pedagógico do curso de Licenciatura em Matemática.