Página inicial > Informativos > Alunos de Escola Municipal de Araçatuba participam de aula no Câmpus do IFSP

Alunos de Escola Municipal de Araçatuba participam de aula no Câmpus do IFSP

Publicado: Terça, 10 de Mai de 2016, 14h07 | Última atualização em Terça, 10 de Mai de 2016, 22h13 | Acessos: 1479

No último dia 01 de março, alunos da escola municipal de tempo integral Joaquim Dibo, do bairro Novo Paraíso de Araçatuba, participaram da uma aula inaugural no Laboratório de Informática no IFSP, momento em que foram recepcionados pelo diretor do câmpus, Prof. Edmar César Gomes da Silva.
A atividade faz parte do Projeto de Desenvolvimento de Raciocínio Lógico, fruto de uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e o IFSP – Câmpus Birigui. Durante a aula, os estudantes puderam entrar em contato com a tecnologia, desenvolvendo atividades lúdicas de aprendizado.
Para o Prof. Edmar, atividades como essa são muito importantes para o desenvolvimento das crianças e dos jovens, já que estimulam o conhecimento, a inclusão digital e ampliam as potencialidades cognitivas. “Uma vez que o jovem estudante participa de atividades externas ao seu local habitual de aula, verifica que há outros espaços onde pode ampliar a sua aprendizagem e já vai se preparando para futuras escolhas educacionais”, contou.
A aula no Laboratório do IFSP integrou o projeto “Uma Hora de Código de Raciocínio Lógico”, iniciado no mês de março, com a participação de 50 alunos, que acontece durante uma hora, às terças-feiras.
Segundo José Miguel Sábio, o dirigente administrativo da Secretaria de Educação, “Esse projeto é de grande importância, pois está despertando o interesse dos alunos para conhecimentos sobre programação de computador, uma profissão escassa”, avaliou.
A parceria teve início em 2014 através de um projeto de Formação Inicial Continuada(FIC) apresentado pela professora Helen de Freitas Santos, quando alunos do Ensino Fundamental das escolas municipais Professora Francisca Arruda Hernandes, Índio Poti e Monsenhor Vítor Ribeiro Mazzei participaram do evento Hora do Código, versão brasileira para a iniciativa norte-americana “Hour of Code”, uma introdução de uma hora à ciência da computação, criada para desmitificar a programação e mostrar que qualquer pessoa pode aprender os fundamentos básicos desta ciência.

SE2.jpg SE3.jpg SE4.jpg