Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Informativos > Docente tem artigo publicado em revista internacional de alto fator de impacto
Início do conteúdo da página

Docente tem artigo publicado em revista internacional de alto fator de impacto

Publicado: Segunda, 06 de Março de 2023, 10h41 | Última atualização em Terça, 07 de Março de 2023, 08h17 | Acessos: 673

           Publicado em 6 de fevereiro de 2023 na revista Life sob o título "Influence of Gutta-Percha Surface on Enterococcus faecalis Initial Adhesion In Vitro: An Atomic Force Microscopy Study" o estudo teve como objetivo avaliar a influência da superfície da guta-percha em forma de cone (convencionalmente utilizada na obturação dos canais radiculares) ou plastificada, na adesão inicial de Enterococcus faecalis. Essa pesquisa avaliou qual forma desse material obturador propiciou menor adesão microbiana. A técnica empregada na pesquisa foi a microscopia de força atômica (AFM) que permitiu avaliar características nanométricas importantes da superfície que influenciam no processo de adesão dessa bactéria.

            A pesquisa é fruto do pós doutorado realizado pelo Prof. Dr. Allan Victor Ribeiro, no ano de 2021, na Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB-USP) sob a supervisão da Profa. Dra. Flaviana Bombarda de Andrade responsável pelo Laboratório de Microbiologia Endodôntica (LaME). A pesquisa também contou com a colaboração dos pós graduandos do grupo de pesquisa Mirela Barros, Evelyn Espedilla e Letícia Lobo.

            Devido a sua complexidade o trabalho foi estruturado em etapas onde a ativação das bactérias e cultura das mesmas foram realizadas no LaME e as medidas de AFM foram realizadas no LIFENano-IFSP Câmpus Birigui coordenado pelo Prof. Allan Victor Ribeiro.

            O professor Ribeiro destaca que "realizar um trabalho de pesquisa experimental de alta complexidade em uma área de conhecimento diferente da minha formação como físico por sua vez já é desafiador e ao longo de uma pandemia o desafio se multiplicou por mil."

            A parceria entre o LIFENano-IFSP Campus Birigui e a FOB-USP Campus Bauru iniciou-se em 2018 e ao longo dos anos já abrangeu projetos e colaborações em diferentes níveis acadêmicos, tais como: iniciação científica, mestrado e doutorado.

            Com sede na Suíça a revista Life possui um alto fator de impactor (3.253) e é indexado na plataforma PubMed. O artigo pode ser acessado pelo link https://www.mdpi.com/2075-1729/13/2/456

Ribeiro, A.V.; Velásquez-Espedilla, E.G.; de Barros, M.C.; de Melo Simas, L.L.; de Andrade, F.B. Influence of Gutta-Percha Surface on Enterococcus faecalis Initial Adhesion In Vitro: An Atomic Force Microscopy Study. Life 202313, 456. https://doi.org/10.3390/life13020456

Foto_3_-Profa_Dra_Flaviana_Bombarda_de_Andrade_e_Prof_Dr_Allan_Victor_Ribeiro.png Arte_de_divulgao_do_artigo_-_2.png Arte_de_divulgao_do_artigo_-_2.png

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página