Página inicial > Informativos > Início das atividades do Laboratório de Ações Etnico-Raciais

Início das atividades do Laboratório de Ações Etnico-Raciais

Publicado: Quinta, 23 de Março de 2023, 09h23 | Última atualização em Quinta, 23 de Março de 2023, 09h23 | Acessos: 615

Neste mês de março o Laboratório de Ações Étnico-Raciais do IFSP campus Birigui, abriu sua porta para receber os estudantes, servidores e público externo que buscam o conhecimento sobre história e cultura afro-brasileira, africana e indígena, seja através de atividades de leitura, de jogos, roda de conversa ou de pesquisa.

Em homenagem ao mês das mulheres, o Laboratório traz a exposição ASHANTI: Mulher forte – arte e fotografia de Cris Bomfim, maquiagem de Marza Souza e modelo Dayse Cruz.

Este laboratório foi conquistado em junho de 2020, mas devido a Pandemia, somente em 2022, foi possível frequentá-lo. Todos os itens do Laboratório são frutos de doação. Ali estão livros, revistas, a exposição história africana e afro-brasileira Nossas Raízes da artista e professora de Birigui, Sueli Cordeiro. Há alguns jogos de origem indígena como a peteca e o jogo da onça, mas também africano, como o Mancala -  jogo de estratégia - cujo tabuleiro de madeira foi feito pelos alunos do curso de automação nos laboratórios de mecânica do campus, após uma formação antirracista com a profa. Elisandra Pereira, em 2019. Ali se encontra o EVOÁ, um jogo de tabuleiro criado pelas alunas Júlia Copetti Leopassi, Beatriz Almeida Santa Rosa, Ana Laura de Melo, Aimê Araujo Loma do curso de administração integrado ao ensino médio, como projeto de conclusão do curso em 2019, também após formação com a mesma professora, que também administra este laboratório. O Laboratório tem sido frequentado por estudantes e também visitado por autoridades políticas, empresários e palestrantes.

Em preparação para o evento Festival Indígena ARANDU que acontecerá em 15 de abril no campus, a professora Thaís Castilho Taiacol Cândido, também membro da Comissão ETNO Birigui, tem levado seus estudantes dos cursos de técnico em administração e informática integrados ao ensino médio para pesquisarem sobre diferentes etnias indígenas. Esses alunos farão apresentações de trabalho no Festival ARANDU que acontece em 15 de abril no campus.