Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Informativos > Especial IG do Calçado Infantil - Projeto INOVA/IFSP BRI/SINBI - Homenagem ao Sr. Antônio Ramos de Assumpção
Início do conteúdo da página

Especial IG do Calçado Infantil - Projeto INOVA/IFSP BRI/SINBI - Homenagem ao Sr. Antônio Ramos de Assumpção

Publicado: Quinta, 27 de Abril de 2023, 09h06 | Última atualização em Quinta, 27 de Abril de 2023, 09h08 | Acessos: 847

No dia 05 de abril, o Sr Antônio Ramos de Assumpção, empreendedor que iniciou a história do calçado infantil de Birigui em 1958, foi homenageado no SINBI – Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui. O Sr Antônio completou 91 anos no dia 08 de abril.

Na ocasião, o Sr Antônio e sua esposa Maria Lúcia Campomizzio Ramos de Assumpção foram recebidos pelo Presidente do SINBI Srº Renato Ramires, a Diretora Executiva Silvia Mestriner, e seu time de profissionais de excelência. O casal foi informado sobre o reconhecimento da Indicação de Procedência, e ficou muito feliz, pois em 2018 foi realizada uma visita em sua casa, para falar sobre o projeto, e o Sr Antônio realizou uma palestra no campus.

O Presidente do SINBI, Srº Renato Ramires, agradeceu em nome de todos os empresários do calçado infantil de Birigui, o protagonismo do Srº Antônio, responsável por iniciar a atividade que tornou a cidade a maior fabricante de calçados infantis da América Latina.

A Profª Drª Andréia de Alcantara Cerizza, Coordenadora do Projeto Calçados Infantis (Parceria INOVA/IFSP BRI/SINBI) falou sobre o selo (sinal distintivo) da IG do Calçado Infantil, e o significado de cada elemento de sua composição.

O sinal distintivo foi elaborado simbolizando o calçado infantil de Birigui. O sinal é composto por elementos arquitetônicos existentes em espaços públicos, tais como a Concha Acústica e a Pérola, simbolizando a Cidade Pérola, e que ficam no coração da cidade, na praça Dr. Gama; e pelo Parque Anna Nunes, mais conhecido como o Parque do Povo, por onde passa o córrego Biriguizinho, local de lazer e prática de esportes ao ar livre.

Outro elemento reconhecido que remete ao gostinho de infância é o refrigerante de guaraná, produzido na cidade desde os anos 60. Na composição do sinal, a vocação do povo biriguiense pelos esportes coletivos tais como o futebol, bem como pela prática de vôlei na piscina, que surgiu como recreação coletiva e alternativa à prática e aprendizagem de natação. O abraço representa a união do povo biriguiense, sempre alegre, participativo, solidário e acolhedor, e a razão de ser do calçado de Birigui – o público infantil.

O cadarço e o seu laço, demonstrando união entre os fabricantes, a diversidade na fabricação do calçado infantil, em numeração e modelos, desde 1958. O coração, demonstrando o orgulho de ser da cidade e de produzir o “Calçado Infantil de Birigui”. A base simbolizando a indústria calçadista infantil, que traduz a garra, a determinação e o empreendedorismo do povo biriguiense. O colorido do desenho nos remete à alegria, vivacidade, atitude e propósitos inerentes ao povo de Birigui, e ao mundo infantil, com predominância da cor de fundo, bem valorizada pelas crianças, em várias fases de sua infância, até a pré-adolescência.

 

 

História do Calçado de Birigui

A década de 50 marcou o começo de um novo ciclo de desenvolvimento econômico na trajetória histórica da cidade de Birigui, período em que se acelerou a transição de uma economia agrícola para uma economia industrial, impulsionada pelo desenvolvimento da indústria de calçados. Foi no final dos anos 50, que a indústria de calçados infantis deu seus primeiros passos, época da instalação da primeira empresa produtora de calçados infantis da cidade: a Ramos & Assumpção – produtora do famoso calçado da marca “Assumpção”.

Citação Direta do site: https://museubirigui.com.br/acervo-historico/decada-de-50/

 

IG do Calçado Infantil

Em 2018, o projeto Calçados Infantis foi aceito no Edital INOVA IFSP, e foi realizado um acordo de cooperação entre IFSP – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo e o SINBI — Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui, na época o Presidente do SINBI era o Sr Samir Nakad. Foram anos de trabalho e desenvolvimento de documentos que pudessem atestar a indicação geográfica, contando com o apoio do atual Presidente do SINBI Renato Ramires, a Silvia Mestriner e a Fernanda Mantovani. O depósito junto ao INPI foi realizado em de outubro de 2021.

Professora Drª Andréia de Alcantara Cerizza - coordenadora do projeto Calçados Infantis no IFSP – Edital 663/2018 – elaboração do pedido de registro de indicação geográfica (IG), em conjunto com o arranjo produtivo local (APL).

Referências e Repercussão do Reconhecimento da IG do Calçado Infantil de Birigui:

GALCINO, A. Birigui conquista selo de indicação geográfica para calçados infantis. Disponível em https://www.hojemais.com.br/aracatuba/noticia/economia/birigui-conquista-selo-de-indicacao-geografica-para-calcados-infantis. Acesso em 18/04/2023.

GLOBOPLAY. Birigui conquista selo de Indicação Geográfica - 03/04/2023. TEM Notícias 2ª Edição – Rio Preto/Araçatuba.  Disponível em https://globoplay.globo.com/v/11504419/.

IFSP. INPI reconhece a Indicação Geográfica Birigui para calçados infantis. Disponível em https://ifsp.edu.br/noticias/3622-inpi-reconhece-a-indicacao-geografica-birigui-para-calcados-infantis. Acesso em 18/04/2023.

INPI. Birigui é a primeira IG reconhecida pelo INPI em 2023. Disponível em https://www.gov.br/inpi/pt-br/central-de-conteudo/noticias/birigui-e-a-primeira-ig-reconhecida-pelo-inpi-em-2023. Acesso em 18/04/2023.

INPI. Revista da Propriedade Industrial (RPI) nº 2724. Disponível em: http://revistas.inpi.gov.br/rpi/. Acesso em 18/04/2023.

SINBINFORMA. Informativo do SINBI. Março, 2023. Disponível em https://online.fliphtml5.com/muygn/hpaf/#p=1. Acesso em 18/04/2023.

03.png 01.png 02.png 04.png

registrado em:
Fim do conteúdo da página