Página inicial > Informativos > Projetos desenvolvidos por alunos e docentes marcaram a Semana do Meio Ambiente LabSol 2023 IFSP BRI

Publicado: Segunda, 03 de Julho de 2023, 11h51 | Última atualização em Segunda, 03 de Julho de 2023, 11h51 | Acessos: 522

Entre os dias 05 e 06 de junho, foi desenvolvida a Semana do Meio Ambiente Labsol 2023, pelo Laboratório de Empreendimentos Econômicos - LabSol IFSP BRI, em alusão ao dia 03 o Dia Nacional da Educação Ambiental, e ao dia 05, onde  se comemora o Dia da Ecologia, o Dia Mundial do Meio Ambiente e o Dia Nacional da Reciclagem.

Antecipando as atividades da Semana, no mês de maio, ocorreu, no dia 20, uma ação voluntária de plantio de 1.000 árvores nativas no Ribeirão Baixotes, que contou com empresas e parceiros signatários do Pacto Global das Nações Unidas, em parceria com o poder público de Birigui, e alunos e docente do campus Birigui.

O tema da semana valorizou o Projeto Mulheres Empreendedoras LabSol, coordenado pela Profª Drª Andréia de Alcantara Cerizza. O projeto possui como tema central a Sustentabilidade, justamente no 50º aniversário do Dia Mundial do Meio Ambiente. A ONU destacou nesse ano as soluções para a poluição plástica, com a campanha #CombataAPoluiçãoPlástica.

Foi realizada uma campanha de arrecadação de tampinhas de plástico e o Terceiro ano de Administração Integrado ganhou uma cesta de bombons. As tampinhas serão utilizadas numa oficina sobre artesanato sustentável, com as mulheres dos bairros do entorno do câmpus.

No dia 05, o Diretor Geral Professor Drº Edmar César Gomes da Silva deu as boas-vindas a todos e abriu a Semana do Meio Ambiente LabSol. A Profª Drª Bruna Liria Avelhan ministrou, com seu orientando, o aluno do 1º Administração Integrado, Samuel Dantzger Vieira, a palestra intitulada "Política Nacional dos Resíduos Sólidos: como a lei pode modificar os processos operacionais e de gestão no setor calçadista no município de Birigui - SP", demonstrando a iniciação científica em desenvolvimento, atrelada ao Programa Voluntário de Iniciação Científica - PIVICT, na área de Pesquisa do campus.

Na sequência, o palestrante foi o Professor Drº Eduardo Shigueo Hoji, que demonstrou o projeto de extensão " Programa Energife e ações de eficiência energética no IFSP - campus Birigui”.

Os alunos do 1ª Administração Integrado, na disciplina Fundamentos de Administração, apresentaram o Seminário - Gestão de Resíduos - Especial: Plásticos. Para o seminário foi utilizado como base de estudo o Atlas do Plástico - Fatos e números sobre o mundo dos polímeros sintéticos, com dados relativos a 2020.

Na sequência, ocorreu o Seminário sobre Ideias de Negócios de Impacto Social e Ambiental e Empreendimentos em Economia Solidária - Especial Necessidades das Mulheres, desenvolvido pelo 2º Administração Integrado, na disciplina de Empreendedorismo, embasados no ODS 5 – Igualdade de Gênero. Foram apresentados os seguintes projetos:

Revive Femme: A empresa trabalha com um tratamento para mulheres que estejam passando pela menopausa;  Safe Woman: Objetos de autodefesa camuflados: chaveiro de canivete, alarme, choque, entre outros; NABI Consultoria em empreendedorismo feminino; Flora Íntimos: A empresa desenvolve absorventes em materiais reutilizáveis, e pensando no bem-estar das mulheres que sofrem risco social, utiliza o método one for one; Qualificação profissional para mulheres que sofrem risco socioeconômico (EMUNE): Associação que fornece cursos gratuitos profissionalizantes para mulheres acima de 15 anos; Strong Woman: A academia oferece segurança para as mulheres, incentivando a prática de artes marciais para autodefesa e Against Obstetric Violence (AOV): As associadas tiveram como objetivo fundar uma agência que alerta as mulheres sobre a violência obstétrica.

Na terça ocorreu a palestra sobre Computação e Sustentabilidade, com Alessandra Montenegro - Diretora de Práticas Ambientais da Secretaria do Meio Ambiente do Município de Birigui. Os alunos do terceiro ano do Integrado em Administração fecharam a Semana com o Seminário Projetos Integradores do Curso Técnico em Administração Integrado, embasados nos ODS/ONU. Os projetos integradores desenvolvidos nesse ano são voltados às empresas de doces, moda - peças produzidas através do “upcycling”, artesanato sustentável, artesanato em macramê, cafeteria, casa de sucos, creche para cachorro, e os ODS contemplados são: 3 – saúde e bem-estar; 5 – igualdade de gênero, 8 – trabalho decente e crescimento econômico , 11- cidades e comunidades sustentáveis; 12- produção e consumo sustentáveis;  13 – ação contra a mudança global do clima; 14 – vida na água;  15 – vida terrestre; 17 – parcerias e meios de implementação.