Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Informativos > Colaboração entre docente da Lic. em Física IFSP Birigui e pesquisadores da FOA-Unesp resulta em publicação de artigo em prestigiada revista internacional
Início do conteúdo da página

Publicado: Terça, 04 de Julho de 2023, 17h31 | Última atualização em Terça, 04 de Julho de 2023, 17h33 | Acessos: 450

Publicado em 22 de junho de 2023 na prestigiada revista Materials sob o título "Effect of Enterococcus faecalis Biofilm on Corrosion Kinetics in Titanium Grade 4 Alloys with Different Surface Treatments" o estudo teve como objetivo avaliar a corrosão em diferentes superfícies de titânio comercialmente puro (Ti) grau 4 (Ticp-G4) em função do efeito do biofilme bacteriano de Enterococcus faecalis. No estudo foram utilizadas diferentes técnicas de análise e uma das técnicas empregadas na pesquisa foi a microscopia de força atômica (AFM) que permitiu avaliar características nanométricas importantes da superfície que influenciam no processo de adesão dessa bactéria. As medidas de AFM foram realizadas no LIFENano-IFSP Campus Birigui coordenado pelo Prof. Dr. Allan Victor Ribeiro.

A colaboração entre a Faculdade de Odontologia de Araçatuba FOA-Unesp Campus Araçatuba e o LIFENano-IFSP Campus Birigui iniciou-se em 2019 por meio do trabalho de mestrado desenvolvido pelo pesquisador Jadison Junio Conforte sob a orientação do Prof. Dr. Wirley Gonçalves Assunção. Os desdobramentos dessa pesquisa resultaram na publicação do artigo. O artigo pode ser acessado pelo link  https://www.mdpi.com/1996-1944/16/13/4532