Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Informativos > Docente de Licenciatura em Matemática teve participação no congresso de História e Epistemologia na Educação Matemática
Início do conteúdo da página

Docente de Licenciatura em Matemática teve participação no congresso de História e Epistemologia na Educação Matemática

Publicado: Sexta, 11 de Agosto de 2023, 13h06 | Última atualização em Sexta, 11 de Agosto de 2023, 13h10 | Acessos: 647

 O Proceedings of the 9th EUROPEAN SUMMER UNIVERSITY acaba de ser publicado , neste ano de 2023;  tal congresso foi realizado   na  University of Salerno – Departamento de Matemática  , Fisciano (SA), na Itália e  contou com a participação de uma comunicação científica  desenvolvida pelas professoras doutoras  Zionice  Garbelini Martos Rodrigues   e Adriana de Bortoli , cujo título foi  “Teaching-learning of mathematical concepts through podcasts: an attempt to link history of mathematics (HM) and digital information

and communication technology (DTIC).”

Neste   paper são descritas considerações sobre  pesquisas realizadas no âmbito da Educação Matemática que se intenciona concretizar uma articulação entre duas tendências de ensino: História da Matemática (HM) e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) visando promover reflexões voltadas ao ensino da Matemática, a fim de potencializar o processo de aprendizagem de Matemática.

 Embora alguns programas de governo federal brasileiro historicamente tenham investido em tecnologias, muito se faz necessário para aproximação das TDICS e a educação brasileira. Pesquisadores  como Javaroni (2015) e Borba e Penteado ( 2012) narram o percurso e a realidade brasileira frente aos desafios tecnológicos. Além de fazerem indicativos dos usos de ferramentas tecnológicas em sala de aula.

Sobre o uso da História da Matemática, Mendes, Fossa e Valdés (2006) defendem que a escola está cada vez mais se distanciando dos aspectos que formam os alunos para uma educação integral e essencialmente formadora de cidadão, observando, então, importância da vivência de se resgatar as informações históricas de um determinado conhecimento, porque oportuniza o aluno a desenvolver-se no processo de investigação e nas habilidades matemáticas, além de despertar a curiosidade científica, visando principalmente a autonomia intelectual. 

Além disso, nossa revisão bibliográfica contempla a autora da literatura brasileira que é Sousa (2020) a qual  propõe uma aliança entre a História da Matemática, as Tecnologias Digitais e a Investigação Matemática.

Nesse cenário, em adição a dois campos investigativos da Educação Matemática, a fim de melhorias no ensino/aprendizagem de Matemática propomos o uso de um instrumento tecnológico (podcasts) viabilizado por meio da história da Matemática que estão disponibilizados por uma plataforma digital denominada Mathpods.

Segue link da publicação

https://www.instagram.com/p/CuEV_MwLOEE/?utm_source=ig_web_copy_link

registrado em:
Fim do conteúdo da página