Limitação/redução do espaço das contas no Google
A partir de 01/09/2023, foi aplicada uma quota mínima de 30 megabytes às contas Google dos alunos. Conforme as configurações da plataforma.
De acordo com as informações da Google, a quota não deve afetar o envio e recebimento de e-mails, mas impedirá o upload de novos arquivos para o Google Drive para todos os alunos que estejam acima da cota estabelecida, especificada para permitir o envio de arquivos anexos pelo e-mail. Será necessário fazer a gestão dos arquivos em cada situação e envio de e-mails para o completo aproveitamento da plataforma.
Ressaltamos que arquivos podem ser migrados manualmente do Google Drive para o Microsoft OneDrive, que possui limite individual de armazenamento de 1TB por usuário, ou quaisquer outras ferramentas utilizadas pelo aluno para repositório de arquivos. Também existe a possibilidade de utilização do Google Take Out (https://takeout.google.com/?pli=1) para extração dos dados.
Após a aplicação dos limites, a reitoria prosseguirá com a retirada de conteúdo das contas que extrapolam os limites, buscando preservar o espaço de armazenamento previsto pela Google para as instituições, conforme documentação da empresa, temos 100 TB para todos os campus do IFSP.
Mais informações em https://support.google.com/a/answer/172541?hl=pt-BR&ref_topic=13135206&sjid=13988043316641507859-SA. Para referência, o plano atual do IFSP é o Google Workspace for Education Fundamentals.
Tais medidas vêm sendo tomadas desde outubro de 2022, assim como a remoção de conteúdos de Google Drive que extrapolem os limites, e deve continuar ao longo de 2023.
O IFSP publicou, no dia 29 de agosto de 2022, a Instrução Normativa Nº 10/2022, que regulamenta o uso das plataformas de produtividade no Instituto e normatiza as regras para uso, criação, administração, e exclusão de contas de acesso à plataforma Google. A IN indica quais as ferramentas Google estarão disponíveis para os membros da comunidade interna do IFSP, as permissões de acesso, regras de uso específicas da Instituição e demais situações que envolvam a plataforma.
O Documento, redigido e discutido em reunião do Comitê de Governança Digital do IFSP, surge no contexto da nova política de armazenamento de dados da plataforma Google, que restringiu o espaço de armazenamento máximo permitido e compartilhado por todos os usuários, em 100 TB. Diante desse cenário, o IFSP elaborou uma política de uso própria em relação à plataforma, visando à continuidade dos serviços críticos à Instituição, em especial o e-mail para servidores e alunos e o espaço de armazenamento dos drives compartilhados no Google Drive.
- Conforme orientações da empresa em relação ao armazenamento disponível para a Instituição, não há previsão de espaço individual para usuários, sejam servidores ou alunos. O espaço reservado à Instituição será destinado apenas à manutenção do e-mail dos alunos e servidores (não havendo cota individual nesse sentido, para sua plena utilização) e para os espaços de armazenamento compartilhados no Google Drive (ex: Drive Compartilhado dos setores).
- Considerando as características técnicas da plataforma, o espaço individual de trabalho deverá ser considerado transitório, de forma que documentos e arquivos podem ser criados no espaço individual, mas devem ser movidos para o espaço de armazenamento compartilhado no Google Drive. dessa forma, o espaço individual não deverá ter arquivos armazenados de maneira permanente.
Para ler na íntegra da notícia publicada no Portal do IFSP, acesse:
A Instrução Normativa 10/2022 está disponível em:
https://drive.ifsp.edu.br/s/8txlV9yXPH7Nb23#pdfviewer
Para ver mais informações sobre a parceria Google for Education/IFSP:
Para ter acesso ao OneDrive Institucional é necessário criar uma conta no Office365:
Outras informações poderão ser obtidas junto à Coordenação de Tecnologia da Informação (CTI): Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Whatsapp (18)3643-1165
Redes Sociais