Página inicial > Informativos > Semana dos 17 ODS ONU LabSol 2023

Semana dos 17 ODS ONU LabSol 2023

Publicado: Sábado, 16 de Setembro de 2023, 13h42 | Última atualização em Sábado, 16 de Setembro de 2023, 13h42 | Acessos: 415

Em 25 de Setembro de 2015, foi instituída a Agenda 2030/ONU, que tem como finalidade melhorar as condições de vida de todas as pessoas do planeta. Em alusão a data, o LabSol - Laboratório de Empreendimentos Econômicos, que é um Lab híbrido (presencial e remoto), embasado na Agenda 2030/ONU, promoverá várias ações formativas.

Nesse ano, a programação conta com a participação, em forma de mesa-redonda, da Pró-Reitoria de Extensão, pela Diretoria de Cooperação e Sustentabilidade, e o Diretor Profº Rodrigo Delphino irá enfatizar a cultura da sustentabilidade, do Projeto de extensão do campus São Paulo - Projeto Sustentare, da servidora Simone Mendes Delphino, e também o projeto de extensão do campus Sertãozinho intitulado Áreas de Risco e Mudanças Climáticas sob os ODS 11 e 13, da Profª Fabiana Souza Ferreira.

Além da integração de ações locais e parcerias, haverá uma ação do Instituto Federal da Paraíba, que desenvolveu uma metodologia para os Empreendimentos Econômicos Solidários – EES, na perspectiva da Economia Solidária, um dos temas valorizados no LabSol. O destaque é o protagonismo da aluna Maria Luiza Alves de Carvalho, que desenvolve artesanato, tema do Projeto LabSol Mulheres Empreendedoras desse ano.

Nesse ano, o curso de Engenharia da Computação conta com o Projeto - Curricularização da Extensão, e os projetos estão embasados nos ODS/ONU. Haverá uma ação pedagógica, com a comunidade interna e externa, com a participação de vários agentes do setor público, privado e do 3º Setor.

Muitas ações que serão desenvolvidas fazem parte do Projeto LabSol Mulheres Empreendedoras: Formando Mulheres na Perspectiva da Sustentabilidade. As ações serão realizadas com a participação dos parceiros ITB e Instituto AmarElo, bem como as servidoras Tatiane Ap. da Silva – Nutricionista do campus e a Profª Lucilene Estavare, que ensinará crochê arte sustentável.

O Projeto LabSol Mulheres Empreendedoras: Formando Mulheres na Perspectiva da Sustentabilidade é um projeto do campus, coordenado pela Profº Andréia de Alcantara Cerizza, fomentado pelo Programa Mulheres do IFSP - PRX, em parceria com a Prefeitura Municipal de Birigui, pela Secretaria de Assistência Social, ACIB - Associação Comercial e Industrial de Birigui, ITB Equipamentos Elétricos, SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e Instituto AmarElo.

Programação da Semana dos 17 ODS/ONU

Segunda – 25 de setembro

7h – Os 17 ODS/ONU – interações e práticas

Profª Andréia de Alcantara Cerizza e Eliel Robson - ITB

Inscrições: https://suap.ifsp.edu.br/eventos/inscricao_publica/5805/

9h – Conhecendo o BambuSol – um caminho para os ODS

- BambuSol – Ferramenta de planejamento para os Empreendimentos Econômicos Solidários - Franceleyde Ferreira Delfino e Marcondes Alexandre de Lima - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB).

Inscrições: https://suap.ifsp.edu.br/eventos/inscricao_publica/5806/

11h – Eu? Responsável? ODS 16 -

Andréia Reali de Oliveira - Presidente do Instituto AmarElo

Inscrições: https://suap.ifsp.edu.br/eventos/inscricao_publica/5807/

15h30 – Mesa Redonda sobre Sustentabilidade no âmbito do IFSP

Desafios Globais: Explorando as Interseções entre Áreas de Risco e Mudanças Climáticas sob os ODS 11 e 13 - Profª Fabiana Souza Ferreira; Projeto Sustentare - Simone Mendes Delphino; Cultura da sustentabilidade através da PRX - Profº Rodrigo Delphino.

Inscrições: https://suap.ifsp.edu.br/eventos/inscricao_publica/5808/

Terça - 26 de setembro

8h – Curricularização da Extensão – projetos embasados nos ODS/ONU.

Vários agentes do 1º público, 2º privado e 3º Setor organizações sociais - reunidos.

Inscrições somente para os alunos do Projeto e agentes envolvidos.

10h50 - Artesanato, sustentabilidade e empreendedorismo

Maria Luiza Alves de Carvalho - Aluna do 3º Adm Integrado

Inscrições somente para os alunos do 3ºano Curso Administração Integrado, em virtude do Projeto Integrador.

Quarta - 27 de setembro

13h30 – Nutrição e os ODS/ONU

Tatiane Ap. da Silva - Nutricionista do IFSP Campus Birigui

FIC LabSol Mulheres Empreendedoras: Formando Empreendedoras na perspectiva da sustentabilidade – Programa Mulheres PRX/ IFSP - IFSP BRI/ACIB, ITB, SEBRAE, Instituto AmarElo, Secretaria de Assistência Social.

Inscrições somente para as alunas do Projeto.

Quinta - 28 de setembro

13h30 – Crochê Arte Sustentável

Profª Lucilene Estavare - IFSP Campus Birigui

FIC LabSol Mulheres Empreendedoras: Formando Empreendedoras na perspectiva da sustentabilidade – Programa Mulheres PRX/ IFSP - IFSP BRI, Secretaria de Assistência Social, ACIB, ITB, SEBRAE, Instituto AmarElo.

Inscrições somente para as alunas do Projeto.

Sobre a Agenda 2030/ONU e os 17 ODS:

O documento Transformando Nosso Mundo tem como finalidade promover universalmente o desenvolvimento social, a proteção ambiental e a prosperidade econômica. A agenda apresenta 17 objetivos e 169 metas a serem adotados de forma voluntária por todos os países membros.

Acesse: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs