Página inicial > Informativos > Educação Matemática no Ensino Infantil é tema de Formação Docente Promovida pelo IFSP Birigui

Publicado: Terça, 24 de Outubro de 2023, 08h59 | Última atualização em Terça, 24 de Outubro de 2023, 08h59 | Acessos: 318

Na data de 29 de setembro, a educação matemática foi tema de formação docente em escola infantil da rede municipal de Birigui. Sob coordenação do Prof. Dr. Wilson Roberto Batista, em diálogo com a Equipe gestora do CEI Bella Clark Soares, promoveu-se uma formação voltada à educação infantil em que o processo de ensino, desenvolvimento de aprendizagens e aquisição de saberes matemáticos pelas crianças/estudantes foram abordadas na perspectiva da educação matemática.

Assim, por meio de oficina de contação de histórias, destacamos a ludicidade como estratégia pedagógica viável no ensino infantil. Nesta prática contou-se com a presença e colaboração da Profª Me. Andreia Zinetti Pedroso, membro do Grupo Colaborativo de Educação Matemática e Científica (GCEMC), grupo de pesquisa do IFSP, cadastrado junto ao CNPq. Que conduziu a oficina e pode também conhecer as turmas das licenciaturas em Física e Matemática do IFSP, realizando uma contação aos estudantes matriculados do 2º semestre.

A Etnomatemática também foi apresentada pela licencianda em Matemática Jenifer Cristina dos Santos Gimenes, que ao apontar a respectiva referência teórica, oportunizou uma releitura das práticas desenvolvidas no ensino infantil na tônica de reafirmar a competência docente como estrutural à qualidade educacional no âmbito da educação básica e na iniciação do acesso à ciência por parte das crianças.

A avaliação feita pelas participantes da formação foi de que a educação matemática deve ser um tema de interesse permanente no ensino infantil, sendo que esta formação foi vista como capaz de contribuir significativamente para uma prática reflexiva e científica da profissão docente. Assim, tendo sido realizada de forma colaborativa, se prevê outras iniciativas que possam seguir com esta ação por parte do IFSP, no âmbito da licenciatura em matemática e no contexto da educação básica das redes públicas municipais e estadual.

WhatsApp_Image_2023-10-23_at_124004.jpg WhatsApp_Image_2023-10-23_at_124005.jpg WhatsApp_Image_2023-10-23_at_124007.jpg