Em sua 5ª edição evento ZAYI aborda mulheres negras em movimento
A fim de realçar o Dia da Consciência Negra, que se observa no dia 20 de novembro, a comissão ETNO BIRIGUI organizou a quinta edição do ZAYI - Festival Afro-brasileiro e Africano do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. O evento teve início às 8h, no dia 18 de novembro, no auditório do campus Birigui, do IFSP.
Com a tema Mulheres Negras em movimento, o ZAYI reuniu interessados no diálogo transdisciplinar em prol do desenvolvimento de conhecimentos positivos sobre cultura afro-brasileira. A grande homenageada foi a jornalista Glória Maria, inspiração para gerações de mulheres negras a abraçarem a carreira do jornalismo.
O campus recebeu grande quantidade de membros da comunidade externa, que prestigiaram mesa-redonda, leitura de poemas, apresentação de capoeira, dança e teatro, além de exposição de arte, cerâmica e artefatos diversos. Houve também uma feira de produtos afro-brasileiros, além de cortes de cabelo. Servidores e alunos não pouparam esforços na organização do evento, que contou com venda de alimentos proporcionada pelos Centros Acadêmicos da instituição.
Além do diretor-geral do campus, Prof. Dr Edmar César Gomes da Silva, estiveram presentes o Diretor-Geral do campus Presidente Prudente, José Roberto da Silva e o Magnífico Reitor, do IFSP, Silmário dos Santos, que manteve a tradição de prestigiar pessoalmente os eventos realizados pela Comissão ETNO BIRIGUI.
Redes Sociais